Youth League: Sporting nos oitavos com 'dedo' de craque
O Sporting apurou-se, esta quarta-feira, para oitavos de final da Youth League, após vencer, por 2-1, o Puskás Akadémia, na Pancho Arena, recinto que perfila entre os 30 estádios mais bonitos do Mundo.
E bonito foi ver a garra dos jovens leões, que tiveram no crescido Flávio Gonçalves o maestro. O extremo, de 18 anos, foi a grande novidade na convocatória de João Gião, depois de o jovem ter sido promovido à equipa principal, mesmo depois das contratações de Luís Guilherme e Faye, trabalhando diariamente sob as ordens de Rui Borges, que o 'emprestou' para este importante jogo da Youth League.
E, diga-se, a aposta foi ganha. O camisola 10 (que bem lhe assenta), foi como um farol para a equipa encontrar o caminho da baliza dos magiares. Logo aos 27 minutos 'cavou' um amarelo para Ásványi, ao lançar-se em rápido contra-ataque, só travado com recurso a falta, numa altura do jogo em que o Sporting estava a tentar instalar-se no meio-campo adversário.
Também chamou a si a marcação das bolas paradas: aos 33', num canto, colocou a bola no coração da área, mas não apareceu ninguém; aos 42', cobrou um livre lateral, desta feita com Sandro Ferreira a cabecear, mas o guardião agarrou a bola. Eram as jogadas de maior perigo junto da baliza do Puskás que, diga-se, não incomodou Miguel Gouveia na primeira parte.
Os primeiros 45 minutos foram mesmo pautados pelo equilíbrio, sem que nenhuma das equipas tenha criado oportunidade flagrante de golo. O Sporting até entrou melhor no jogo, mas os húngaros, fruto da excelente organização defensiva conseguiram sacudir pressão inicial. E tratando-se de um jogo a eliminar, nenhuma das formações queria correr riscos desmedidos.
No reatamento, depois da primeira investida ter pertencido aos jovens da casa, com Magyarics, a fazer todo o corredor direito, mas a não conseguir controlar a bola, perdendo-a pela linha final, eis que surge o primeiro golo do jogo. Dos pés de Flávio Gonçalves, claro.
Através da cobrança de um livre lateral, com um pontapé tenso para o coração da área, Gabriel Silva ainda saltou, mas não tocou na bola, que entrou diretamente na baliza do clube magiar.
Os leões ganharam, então, confiança, seguiu-se série de jogadas no meio-campo do adversário, mas caiu-lhe um balde de água fria, gelada, no caso, que se faziam sentir -2 graus, quando aos 67', na sequência de passe magistral de Krupa, recém lançado no jogo, Budai, no frente a frente com Miguel Silva, não desperdiçar oportunidade para empatar.
João Gião agitou o jogo com as entradas de Manuel Kissanga e Duarte Tomás, que empurraram os leões para junto da área adversária, aos 78', após mais um grande passe de Flávio Gonçalves, a rasgar a área, Daniel Costa rematou para excelente defesa de Mirló Bozó.
E numa altura em que já todos se preparavam para o desempate através de grandes penalidades, e já com o Puskás reduzido a dez unidades, face à expulsão de Csiszár, após derrubar Flávio Gonçalves (90+1'), veio ao de cima a força e o querer dos leões desenhada numa jogada coletiva de ataque, com Flávio Gonçalves a fazer uma bela receção de bola, com passe magistral para Miguel Almeida assinar o golo da vitória, já nos descontos (90+4').
O Sporting diz, assim, presente nos oitavos de final da Youth League, mantendo invencibilidade - quatro vitórias e três empates, com 15 golos marcados.
O sorteio dos 'oitavos' está agendado para o meio-dia da próxima sexta-feira, em Nyon, na Suíça, com os jogos a realizarem-se dias 24 e 25 deste mês.