Xabi Alonso antecipou o dérbi de Madrid Foto: IMAGO

Xabi Alonso antecipa regresso de Belligham e avisa plantel do Real Madrid

Técnico espanhol saudou competição saudável na véspera da visita 'merengue' à Real Sociedad

Xabi Alonso agradeceu o regresso incólume dos 13 jogadores que estiveram ao serviço das respetivas seleções na última semana. O técnico anteviu uma deslocação «exigente» ao Anoeta para defrontar a Real Sociedad, no primeiro de sete jogos que o Real Madrid vai disputar nos próximos 22 dias.

Face ao congestionamento do calendário, o técnico espanhol tem opções para rodar a equipa sem perder qualidade. Questionado sobre a competição apertada entre Dani Carvajal e Trent Alexander-Arnold por um lugar no corredor direito defensivo, Alonso negou qualquer mal-estar e saudou a profundidade do plantel: «A competição é saudável e isso é importante para o balneário. É bom para os jogadores serem pressionados para darem o seu melhor. É importante que ninguém se sinta excluído».

«Quem merecer jogar, vai jogar», avisou Alonso, que admitiu a possibilidade de apresentar um sistema com três defesas centrais e um onze com Rodrygo, Vini Jr. e Mbappé em simultâneo. O técnico espanhol destacou a «grande forma» do internacional francês, que marcou três golos em outros tantos jogos já disputados esta época, «não apenas dentro do campo, mas também a nível pessoal».

«Diariamente ele assume o papel de líder partilhado,. Queremos criar um grupo coeso no balneário para construir o que queremos. O Kylian é fundamental», explicou Xabi Alonso.

Bellingham bate à porta

Xabi Alonso transbordou otimismo quando foi questionado sobre a recuperação de Jude Bellingham. O médio inglês que foi submetido a uma cirurgia no ombro a 16 de julho pode estar de regresso aos relvados ligeiramente mais cedo do que o previsto. «Espero que possa estar pronto antes de outubro. Está a começar a treinar parcialmente com um grupo. Fez um grande esforço para recuperar, está muito bem», antecipou o técnico espanhol.

Xabi Alonso, ainda assim, revelou que Bellingham não integra os convococados para San Sebastián, mas que conta que o médio inglês treine «com normalidade» com o grupo de trabalho, já na próxima semana.

Bellingham lutava com um problema crónico no ombro há praticamente dois anos, desde um duelo diante do Rayo Vallecano a 5 de novembro de 2023. O internacional inglês decidiu jogar com dores sem ser submetido a uma intervenção cirúrgica para não perder pitada da época de estreia em Madrid e poder participar no Euro 2024 com a seleção inglesa.

Nos últimos dois anos, Bellingham conviveu com a dor cada vez que entrou em campo, sempre aliviado por uma armadura de fita kinesiologica. A imprensa espanhol revela que o médio se cansou de tomar medidas reativas e procurou cortar o mal pela raíz após a participação merengue no Mundial de Clubes.