Wiesn Koks: a perigosa droga legal que já terá chegado à Champions
A droga da moda na Alemanha já chegou aos palcos de futebol. Durante a partida entre Bayern Munique e Aston Villa, para a Liga dos Campeões, um adepto bávaro foi apanhado pela transmissão a consumir o que tudo indica ser Wiesn Koks, também conhecida como 'cocaína do prado'. O momento está a viralizar nas redes sociais.
A Bayern Munich supporter was spotted engaging in suspicious behavior during tonight’s match against Aston Villa.
— Oh So Super 🗞️ (@OhSoSuper) October 2, 2024
Footage from the stands appears to show the fan using a substance while in the crowd.
The incident has sparked a mix of reactions on social media, with some… pic.twitter.com/MI0SIxQ1RL
Esta droga legal caracteriza-se por ser um pó branco, numa mistura de açúcar com mentol. A substância não provoca efeitos psicotrópicos nem alucinogénicos, apenas descongestiona o nariz, e o número de utilizadores tem aumentado nos últimos anos, especialmente, em terras germânicas, onde é bastante popular na altura do festival Oktoberfest.
Apesar de legal, a droga preocupa alguns especialistas médicos, que a consideram prejudicial para a saúde. Um médico especialista em farmacologia explicou ao El Mundo que uma inalação regular de Wiesn Koks irá causar feridas nos tecidos e nas fossas nasais: «A sua inalação produzirá feridas nos tecidos, no septo, nas narinas e provocará ulcerações. Isto chega aos pulmões, que não estão preparados para acumular estas substâncias... Não importa que o açúcar e o mentol sejam inofensivos e legais.»
«O importante é saber que as partículas de açúcar que se inalam ali são totalmente destrutivas para as vias nasais, que é uma zona com muitas bactérias», explicou Alberto Borobia.