Mourinho gosta tanto de Pavlidis que até o via a fazer outra posição

Treinador dos encarnados explica que o ponta de lança é bom mesmo quando não faz golos

Vangelis Pavlidis, goleador grego do Benfica, está em grande forma, fez três golos ao Moreirense e está entre os melhores marcadores da Europa em 2025. A BOLA convidou, pois, José Mourinho a revelar em que posição colocaria o jogador no seu ranking pessoal.

«Eu não faço rankings. Foi sempre uma coisa que me recusei a fazer e já me pediram mil e uma vezes. ‘Qual é a sua equipa ideal?’ Eu recuso-me, porque tenho um respeito tremendo por todos aqueles que me deram tanto, que me deram tanto a ganhar. Imaginem fazer aqui um exercício, rapidamente. Qual foi o melhor guarda-redes que jogou para mim? Vítor Baía, Júlio César, Petc Cech, Thibaut Courtois, Hugo Lloris…. Agora imaginem isto, lateral-direito, central, atacante. Eu não consigo fazer rankings. Agora, consigo identificar Pavlidis como um ótimo jogador, um jogador de que eu gosto muito porque tem golo, mas também tem o link play [jogo de ligação]», explicou o técnico, sem se deter.

«Às vezes digo que há atacantes que são muito bons porque marcam muitos golos, mas no dia em que não marcam golos a contribuição para a equipa é zero. E Pavlidis é o tipo de atacante que mesmo não marcando o seu contributo nunca é zero. Porque na fase defensiva trabalha muitíssimo e interpreta muito bem os timings de pressão. Depois, na fase ofensiva, é um jogador que se não fosse um número 9 poderia perfeitamente ser um médio ofensivo porque tem essa qualidade de jogar e de construir. É um jogador de que gosto muito. Estou muito contente», acrescentou José Mourinho.

Outro avançado do Benfica mereceu, todavia, elogios: «Gosto do crescimento que Ivanovic está a ter. Gosto fundamentalmente da força psicológica de resistir a dois ou três meses praticamente sem jogar e com um rendimento muito baixo. Vamos melhorando todos um bocadinho de cada vez.»