West Ham sem adeptos no primeiro jogo fora na Liga Europa
O West Ham (Inglaterra) não terá adeptos no seu primeiro jogo na condição de visitante na Liga Europa de 2023/24, determinou esta quarta-feira a Comissão Disciplinar da UEFA, depois de os seus fãs terem arremessado objetos para o campo na final da Liga Conferência, no última dia 7, em Praga, que atingiram ainda na primeira parte Cristiano Biraghi, capitão de equipa da Fiorentina (Itália) – que teve de ser assistido e jogar o resto dos 90’ de cabeça ligada - quando este tentava marcar um canto para a formação ‘viola’, no duelo que os ‘hammers’ londrinos venceram por 2-1.
A punição da UEFA ao comportamento dos adeptos dos londrinos veio neste dia, decorridas escassas duas semanas desde o episódio, acompanhada de uma multa de €51 mil - pelo incidente e pela invasão de campo após Jarrod Bowen marcar, para os ingleses, no último minuto, o 2-1, e o árbitro apitar para o fina, - de uma pena suspensa por mais dois anos: a de não poder o West Ham, igualmente, vender bilhetes para o segundo jogo em que atue fora nas provas da UEFA caso haja reincidência de comportamentos menos civilizados dos fãs até 2025.
Antes do encontro, a polícia da Rep. Checa deteve 16 adeptos, após uma rixa num bar de Praga, em que, segundo as autoridades do país, adeptos do clube italiano alegadamente investiram contra alguns do emblema inglês, em menos número, que estariam no estabelecimento. Refrega que causou três feridos.
Esta punição da UEFA é independente do sucedido no encontro da segunda mão das meias-finais da Liga Conferência, nos Países Baixos, em Alkmaar, quando adeptos do clube neerlandês AZ Alkmaar investiram contra um setor do estádio ocupado por fãs do West Ham, na sua maioria familiares e amigos dos jogadores: a UEFA continua ainda a investigar este anterior incidente, em inquérito autónomo, informou.