São Paulo bate Grêmio de Luís Castro e é líder do Brasileirão
O São Paulo venceu o Grêmio por 2-0 esta quarta-feira, no Morumbis, em jogo a contar para a terceira jornada do Brasileirão, e assumiu a liderança provisória da competição. Os golos de Lucas e Calleri garantiram o quinto jogo consecutivo sem derrotas para a equipa orientada por Hernan Crespo, e a segunda derrota para Luís Castro no campeonato.
A superioridade da equipa da casa foi evidente desde o início, com o trio ofensivo composto por Lucas, Luciano e Calleri, titular pela primeira vez esta época, a assumir o controlo da partida. O primeiro golo surgiu aos 23 minutos, com Lucas a converter uma grande penalidade. O guarda-redes do Grêmio, Weverton, ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o golo.
A situação do Grêmio complicou-se logo no primeiro minuto da segunda parte, quando o defesa Wagner Leonardo foi expulso por acumulação de amarelos, após travar um contra-ataque. Em superioridade numérica, o São Paulo ampliou a vantagem através de Calleri, que finalizou na pequena área após uma jogada de entendimento com Lucas.
A equipa da casa ainda teve a oportunidade de fazer o terceiro, quando Enzo Díaz foi derrubado na área aos 63 minutos. No entanto, desta vez, Weverton defendeu a grande penalidade cobrada por Luciano. Recorde-se que, ainda na primeira parte, Calleri viu um golo ser anulado por fora de jogo aos 35 minutos.
«Jogo mal feito»
Luís Castro assumiu que o jogo foi mau. «Um jogo mal feito. Aliás, um jogo não feito da nossa parte. Assumo por completo a responsabilidade da estratégia para o jogo. Como eles jogam com dois avançados, tínhamos como objetivo juntar o Noriega aos centrais nesse momento em que o São Paulo estava no seu momento ofensivo (...) mas não conseguimos conter o São Paulo, responsabilidade minha, livrando os jogadores por completo», acrescentou o treinador.
Com este triunfo, o São Paulo soma sete pontos em três jogos e lidera o Brasileirão à condição, podendo ser ultrapassado por Bragantino e Palmeiras, que jogam na quinta-feira. O Grêmio, por sua vez, ocupa a 12.ª posição, com três pontos.
Ambas as equipas viram agora as suas atenções para os respetivos campeonatos estaduais. No domingo, o Grêmio defronta o Juventude para a meia-final do Campeonato Gaúcho. Mais tarde, o São Paulo joga em Campinas contra a Ponte Preta, necessitando de uma vitória para garantir a passagem aos quartos de final do Paulistão sem depender de terceiros.