Vuelta: cerimónia de pódio improvisada... em parque de estacionamento

Última etapa da corrida espanhola foi cancelada devido aos protestos pró-Palestina em Madrid

A última etapa da Vuelta 2025 ficou marcada pelo caos em Madrid, com manifestantes pró-Palestina a invadirem o percurso e a obrigarem a organização a alterar o trajeto e, mais tarde, a cancelar a etapa e as cerimónias oficiais de pódio, um habitual momento de celebração aguardado pelos vencedores.

Contudo, o espírito desportivo falou mais alto. Já durante a noite, num parque de estacionamento afastado da confusão, os próprios ciclistas decidiram organizar uma cerimónia improvisada. Com alguns cartazes transformados em faixas de circunstância, colunas e muitas gargalhadas, o pelotão recriou o ambiente festivo que não puderam viver horas antes.

Jonas Vingegaard recebeu a camisola vermelha, da classificação geral, enquanto Mads Pedersen (camisola verde - pontos), Jay Vine (camisola da montanha) e Matthew Riccitello (camisola branca - juventude) rambém foram distinguidos, assim como toda a equipa da UAE Emirates, de João Almeida e Ivo Oliveira, que venceu a classificação por equipas.

Apesar de a edição de 2025 ter terminado em clima tenso devido aos confrontos em Madrid, o improviso dos corredores ficará como imagem de fair play e de resiliência.