Miguel Oliveira com estreia de luxo nas Superbikes: de último a oitavo
Miguel Oliveira protagonizou uma recuperação notável na estreia no Mundial de Superbikes, ao terminar a primeira corrida em Phillip Island, na Austrália, no oitavo lugar, depois de ter arrancado da 21.ª e última posição da grelha.
WHAT A COMEBACK! 😲
— WorldSBK (@WorldSBK) February 21, 2026
Miguel Oliveira charged through the pack from 21st to 8th in Race 1 🔝#AustralianWorldSBK 🇦🇺 #WorldSBK pic.twitter.com/2yFYBNHQTq
O piloto português, que este ano trocou o MotoGP pelas Superbikes, com a equipa BMW, viu a sua qualificação comprometida por uma queda logo no início da sessão de ‘superpole’. O incidente impediu-o de registar tempo, relegando-o para o fundo da grelha de partida.
The first 2026 @WorldSBK is completed 🏁
— BMW Motorrad Motorsport (@BMWMotorradMoSp) February 21, 2026
Strong comeback by Miguel Oliveira, gaining 13 places to finish in P8 💪 - @Petrux9 completes the top ten in P10 👍
A good start to the new chapter - more to follow tomorrow!@BMWMotorradWSBK #UnitedWeWin #M1000RR #WorldSBK pic.twitter.com/Acd4fLNTvg
Contudo, na corrida, o piloto de 31 anos teve um arranque forte e subiu logo ao 18.º posto na chegada à mesma curva onde caíra, e rapidamente entrou na zona de pontos ao alcançar a 15.ª posição.
A ascensão do piloto da BMW continuou ao longo da prova. A seis voltas do final, beneficiou da queda do espanhol Xavi Vierge (Yamaha) para entrar no top 10 e, na reta final, ainda conseguiu ultrapassar mais dois adversários para selar um impressionante oitavo lugar.
A vitória na corrida inaugural do campeonato pertenceu ao italiano Nicolò Bulega (Ducati), que dominou a prova desde a ‘pole position’. O pódio foi totalmente italiano e da Ducati, com Yari Montella a terminar em segundo e Lorenzo Baldassarri em terceiro.
Com este resultado, Miguel Oliveira soma os seus primeiros oito pontos no campeonato, enquanto Bulega, considerado o principal candidato ao título, lidera com 25 pontos. A competição em Phillip Island prossegue no domingo com mais duas corridas.
O Mundial de Superbikes é composto por 12 rondas, cada uma com três corridas, e inclui duas paragens em Portugal, nos circuitos do Algarve e do Estoril.