Belenenses
Fotografia: IMAGO
Belenenses Fotografia: IMAGO

Um duelo (quase) centenário volta este sábado

Belenenses e Académica medem forças pela 143.ª vez, com olhos postos na subida na Liga 3

Este sábado reencontram-se Belenenses e Académica na Liga 3, num duelo a contar para a 3.ª jornada da fase de apuramento de campeão.

O confronto entre estes dois históricos tem um sabor a final antecipada na luta pela subida à Liga 2. Os emblemas voltam a encontrar-se após o empate a uma bola em dezembro.

Os históricos portugueses já se encontraram 142 vezes entre Taça de Portugal, Liga, Liga 2 e Liga 3. Os azuis do Restelo têm o histórico do seu lado, são 66 vitórias, sendo 43 delas em casa, e 40 derrotas, dessas 13 em casa.

O primeiro confronto histórico remonta a 1935, quando a Académica recebeu pela primeira vez o clube de Belém no Campo de Santa Cruz. O jogo terminou em derrota para a equipa da casa, sofrendo cinco golos num jogo a contar para o Campeonato português de 1934/35.

Em 1945 aconteceu uma das maiores goleadas da história da Liga portuguesa. No Restelo, o Belenenses aplicou uma goleada de 15-2 à Académica, num ano em que o clube Belém terminou em segundo lugar no campeonato português, três pontos atrás do Benfica.

É preciso remontar a 2015/2016 para recordar o último jogo dos clubes na primeira divisão. Desde então, passaram por dificuldades e foram caindo se encontrarem de novo na Liga 3 em 2022/2023, jogo que marcou a vitória do Belenenses por 2-0 no Restelo.

O clube de Coimbra quer agora desafiar os dados e ganhar na casa do Belenenses, feito que não alcança desde 2010, quando triunfou por 2-1.

A Académica conta já com 3 pontos na fase de promoção, tendo um jogo em atraso, frente ao Amarante. Por outro lado, o Belenenses ainda não venceu e vai para a 3.ª jornada com 2 empates.