João Almeida e Jonas Vingegaard na Vuelta - Foto: IMAGO

Rivais só em cima da bicicleta: João Almeida e Vingegaard trocam abraço emotivo (vídeo)

Dinamarquês venceu penúltima etapa da Vuelta e (praticamente) garantiu a vitória final, com o português a terminar em segundo na geral

João Almeida e Jonas Vingegaard protagonizaram um dos melhores duelos do ciclismo dos últimos anos na Vuelta 2025. Sempre em disputa pelo primeiro lugar da geral, a distância entre o português e o dinamarquês foi sempre curta, mantendo viva a incógnita de quem seria o vencedor final.

Contudo, na penúltima etapa, na temível subida à Bola del Mundo, o ciclista da Visma - Lease a Bike mostrou toda a sua qualidade e deixou o português para trás, vencendo a tirada e (praticamente) selando a vitória final - tem 1m16s de vantagem sobre João Almeida à entrada para a última etapa, maioritariamente plana.

Mas a rivalidade entre os ciclistas parece ser só em cima da bicicleta. Após a etapa, João Almeida e Vingegaard encontraram-se e partilharam um abraço emotivo, naquele que parece ter sido o fim simbólico de uma disputa que ficará na memória.

«Foi uma luta com respeito e muito agradável, sempre com surpresas a cada dia. Tentei vencer, mas não foi possível bater o Jonas», disse João Almeida, que confessou não ter tido pernas para acompanhar o dinamarquês: «Foi difícil. Estava no meu limite, mas tentei, porque não tinha nada a perder. Parabéns a ele. Foi o melhor corredor hoje.»