Rory McIlroy
Rory McIlroy - Foto: IMAGO

Vídeo: Insultos a jogadores marcam duelo Europa-EUA na Ryder Cup

Rory McIlroy e Shane Lowry tiveram confrontos com membros americanos do público

Os tempos em que o golfe era jogado com o público em absoluto silêncio são uma coisa do passado, pelo menos a avaliar pelo que se tem passado na Ryder Cup, a competição que opõe as seleções de Europa e Estados Unidos, que este ano se realiza em Nova Iorque.

A Europa garantiu sábado três vitórias e ‘meia’, ampliando a sua vantagem sobre os Estados Unidos para 11,5-4,5 ao final do segundo dia, que ficou marcado pelo comportamento abusivo de alguns adeptos americanos.

A intensidade da tentativa de desconcentrar os jogadores foi particularmente notada durante os desempenhos de Rory McIlroy e Shane Lowry.

McIlroy viu-se mesmo forçado a interromper um putt – disse que não jogava enquanto não se calassem – e ele e Lowry chegaram a confrontar provocadores, gritando que se calassem.

McIlroy e Lowry foram alvo de insultos grosseiros – até relacionados com as suas relações pessoais e aparência e Lowry teve mesmo de ser impedido de confrontar um adepto no tee do buraco 10.

McIlroy descreveu toda experiência como «um dia verdadeiramente desafiante» - até porque um animador do público em Bethpage juntou-se aos cânticos abusivos dirigidos ao jogador norte-irlandês, ao preparar os presentes de manhã bem cedo.

«O que considero ultrapassar os limites são os insultos pessoais e os sons propositados enquanto os jogadores estão no movimento de backswing ou muito perto de iniciarem as suas rotinas», disse o capitão europeu Luke Donald.

«Já aconteceu noutras Ryder Cup, foi algo para que nos preparámos, e pude ver como eles lidaram com isso», acrescentou.

Houve ainda um incidente entre Justin Rose e o caddie de Bryson DeChambeau, que levou à expulsão de alguns adeptos e a um reforço da segurança. Rose mostrou-se incomodado com o facto de o caddie se ter aproximado demasiado – o que levou a uma troca de palavras que envolveu também o parceiro de Rose, Tommy Fleetwood, e os caddies de ambos e de Scottie Scheffler.