Verstappen deixa aviso: «O fim da minha carreira está a aproximar-se»
Aos 28 anos e recém-estreado na paternidade, Max Verstappen sente que o seu tempo na Fórmula 1 está a chegar ao fim. O piloto neerlandês, que fez a sua estreia com apenas 17 anos, não se vê a seguir o exemplo de veteranos como Lewis Hamilton (41) e Fernando Alonso (44), deixando um aviso claro: «Definitivamente, o final da minha carreira está a aproximar-se.»
Um dos fatores de desmotivação para Verstappen são os novos regulamentos que entram em vigor este ano, com grande ênfase na gestão de energia. Durante os testes no Bahrein, o piloto da Red Bull foi um dos mais críticos em relação ao rumo do campeonato, embora não tenha sido, de todo, o único.
Apesar das garantias de Stefano Domenicali, CEO da F1, de que «Max continuará a fazer parte do futuro deste desporto», as declarações do piloto no podcast Up to Speed sugerem o contrário. «É difícil, diria que o novo regulamento não está a ajudar a prolongar a duração da minha carreira na Fórmula 1, mas não importa, posso facilmente deixá-la para trás. Estou feliz com o que conquistei e tenho outros projetos», afirmou o tetracampeão.
Fora da F1, Verstappen já tem interesses, sendo proprietário de uma equipa de GT3, que iniciou uma parceria com a Mercedes, com o objetivo de competir em provas de resistência. Um dos seus sonhos é participar nas 24 Horas de Le Mans, tema sobre o qual brincou com Fernando Alonso no Bahrein: «Disseram-me que vais continuar na F1 até aos 75, mas em algum momento encontraremos uma forma de ir juntos a Le Mans [risos].»
O piloto argumenta que as suas prioridades estão a mudar com a idade e valoriza mais o tempo em família do que a acumulação de títulos. «Quando tiver 60 ou 70 anos, a quem vai importar se ganhei 4 ou 10 títulos? Estou a ficar mais velho e prefiro passar tempo com a minha família antes que eles já não estejam cá, é algo de que me apercebi com o tempo», explicou.
Verstappen reforçou a sua perspetiva, partilhando uma experiência pessoal recente: «Na semana passada estive a esquiar com uns amigos e com a minha família e percebi que isso era fantástico, poder passar vários dias juntos, apreciar a vida. Quero viver a minha vida, só se vive uma vez e não quero passar 25 anos a pilotar um carro. Quero apreciar o que há lá fora. Talvez pareça dramático, mas não quero continuar a viver apenas para correr.»
Max Verstappen tem contrato com a Red Bull até 2028, mas já deixou no ar a possibilidade de uma saída antecipada caso não se adapte às novas regras impostas pela Liberty e pela FIA.