Vencer Giro, Tour e Vuelta na mesma época? Se Pogacar diz que sim...
Depois de ter conquistado o Giro e o Tour, em 2024, Tadej Pogacar revelou que vencer as três Grandes Voltas — Giro, Tour e Vuelta — numa única temporada é um feito alcançável. Embora não seja um objetivo imediato, o líder da UAE Team Emirates-XRG admitiu essa possibilidade.
E, se o esloveno o diz, quem ousa duvidar?!
Imagina que vas por la ruta y te cruzas a Pogacar y Del Toro, ¿Cómo reaccionarías? 😱 pic.twitter.com/FLwdtCyyHm
— ESPN Ciclismo (@ESPNCiclismo) December 16, 2025
A história recente do ciclismo demonstrou que aquilo que antes parecia impossível pode agora acontecer. Há dois anos, a Visma alcançou um feito coletivo inédito ao vencer o Giro com Primoz Roglic, o Tour com Jonas Vingegaard e a Vuelta com Sepp Kuss. Porém, a nível individual, nunca qualquer ciclista conseguiu conquistar as três Grandes Voltas na mesma temporada.
«Penso que sim, que é possível», considerou o líder da UAE Team Emirates ao portal WielerFlits. Uma declaração com um peso significativo, vinda de alguém que, na últimas épocas, redefiniu aqueles que eram os limites da modalidade.
Em 2024, o esloveno dominou venceu o Giro com mais de nove minutos de vantagem e, meses depois, o Tour com uma margem de seis minutos, antes de se sagrar campeão do mundo. Eddy Merckx já tinha conseguido o mesmo feito, mas jamais juntando-lhe a Vuelta.
Aos 27 anos, o bicampeão mundial tem noção de que ninugém arrisca dizer qual é o seu limite, mas pede calma. «Não sei se o farei», confessa. «Teria de discutir primeiro com a direção da equipa, e todos os outros ciclistas teriam de concordar. Não creio que seja justo reivindicar todas as Grandes Voltas», explicou.
😍"Video viral de Tadej Pogacar" El mejor ciclista de todos los tiempos, con tan sólo 27 años, suma cuatro Tours de Francia, diez monumentos y dos campeonatos de ruta. Un total de 108 victorias como profesional, con un poderío absoluto. !Que gran campeón! 🤩👑☺️🤗👏 pic.twitter.com/OLFlYqzH3F
— ⚡MazaCiclismo⚡ (@RuedaPedal) December 2, 2025
«Há tantos outros corredores na nossa equipa capazes de vencer uma Grande Volta. Poderia haver um conflito de interesses. Não estou obcecado com este tipo de desafios, embora tenha sede de vitórias. Não é uma paixão avassaladora», confidenciou.
Mas se alguma vez decidir avançar, não será seguramente para o ano que tal. O esloveno só vai ao Tour ((2020, 2021, 2024, 2025), que tentará vencer pela quinta vez, igualando o recorde de Eddy Merckx, Bernard Hinault, Miguel Indurain e Jacques Anquetil.