VAR vai mudar (e muito) no Brasil: saiba as novidades que aí vêm
O sistema de videoárbitro e respetivas regras vão sofrer algumas alterações no futebol brasileiro e o Campeonato Carioca de 2026, que tem arranque previsto para 21 de janeiro, funcionará como teste-piloto, por imposição da Federação de Futebol do Rio de Janeiro.
Segundo a Imprensa local, haverá a implementação de novas regras e, consequentemente, na forma de utilizar a ferramenta. A começar, desde logo, pelo tempo: de forma a otimizar os minutos de jogo, o cronómetro vai parar sempre que um lance estiver a ser revisto, com o árbitro a indicar, com um gesto, essa mesma paragem.
Lances que sejam considerados polémicos terão de ser compilados e divulgados em vídeo com um prazo máximo de 48 horas, de forma a que todas as decisões (e respetivos moldes) sejam conhecidos.
Em relação à visualização de imagens pelo juiz da partida, este começará por ver apenas os ângulos sugeridos pelo VAR. No entanto, se quiser aprofundar a análise e ver outras perspetivas das jogadas, pode solicitá-las.
No que toca em lances de falta cometida em situação de posse de bola, este só poderá ser revertido se a falta em questão for perto da área e se o número de defensores for menor ou igual ao de atacantes.
Estas novas regras serão testadas no campeonato estadual do Rio de Janeiro. Caso reúnam consenso, é de prever que, no futuro, possam ser adotadas noutras provas em solo brasileiro.