Azuis e brancos baquearam no dérbi minhoto no terreno dos gilistas - Foto: Famalicão
Azuis e brancos baquearam no dérbi minhoto no terreno dos gilistas - Foto: Famalicão

Famalicão: goleada em Barcelos trouxe à tona 'pesadelos' com Benfica e Vitória de Guimarães

Nas últimas sete épocas na Liga, foi a terceira vez que os minhotos sofreram cinco ou mais golos. Antes deste jogo com o Gil Vicente, apenas águias e conquistadores tinham ferido tanto os azuis e brancos de Vila Nova

A goleada (0-5) sofrida no reduto do Gil Vicente, no passado domingo, deixou o objetivo europeu do Famalicão mais longe, mas os cinco golos consentidos também trouxeram à memória outras derrotas pesadas neste percurso de sete temporadas consecutivas dos azuis e brancos na elite nacional.

Na época em curso, apenas por uma vez os minhotos (que têm a quinta defesa menos batida da Liga) tinham sofrido quatro golos — 1-4 com o FC Porto, oitavos de final da Taça de Portugal, a 18 de dezembro de 2025 —, mas para encontrar uma partida em que a baliza do Famalicão foi violada por cinco vezes é preciso recuar a 2020/2021: 1-5 com o Benfica, na 1.ª jornada desse campeonato, a 18 de setembro de 2020.

Pior mesmo só em 2019/2020, quando o emblema de Vila Nova foi atropelado pelo Vitória de Guimarães (0-7), na 20.ª ronda dessa Liga, a 8 de fevereiro de 2020.