Rui Silva como árbitro principal em 2008 (Foto: Miguel Nunes)
Rui Silva como árbitro principal em 2008 (Foto: Miguel Nunes)

VAR do Santa Clara-Sporting foi suspenso no processo Apito Dourado

Árbitro de Vila Real já pediu dispensa da próxima jornada da Liga

17 anos depois, o árbitro Rui Silva vê-se de novo envolvido numa polémica de arbitragem que marca o futebol português. O juiz de 46 anos, que esta época exerce as funções de VAR em jogos da Liga e da Liga 2 também desempenhou esse papel no duelo entre Santa Clara e Sporting.

A atuação ficou marcada pelos 14 minutos necessários para a marcação de um penálti a favor dos leões, por falta de Tiago Duarte sobre Morten Hjulmand. Seguiram-se muitas críticas, inclusive do diretor técnico nacional da arbitragem da FPF, Duarte Gomes, e Rui Silva já pediu dispensa da próxima jornada da Liga. Todo um processo que volta a marcar a carreira do juiz, que também está ligada ao processo do Apito Dourado.

Em 2008, Rui Silva foi suspenso por 20 meses por não ter denunciado uma tentativa de aliciamento por parte do Gondomar. A situação foi assim explicada na edição de 10 de junho de 2008 do jornal A BOLA:

Ficou provado que o árbitro rejeitou ser aliciado por José Luís Oliveira, presidente do Gondomar em 2003/04, antes do Gondomar-SC Braga B e do Gondomar-Vizela, em ambos com fios de ouro de valor simbólico (mesmo assim, a Polícia Judiciária encontrou um desses fios numa das buscas realizadas à casa do juiz transmontano). Como Rui Silva não escreveu nos respetivos relatórios dos jogos a tentativa de aliciamento foi punido com 20 meses.

Quatro anos depois, e já de volta à atividade, Rui Silva esteve no centro de outra polémica, ao ser ferozmente criticado pelo Beira-Mar, depois de um jogo da Taça de Portugal com o Arouca.

«Três grandes penalidades por marcar a favor do Beira-Mar e duas expulsões, a primeira das quais absolutamente ridícula», comunicou na altura a SAD aveirense, recordando depois que Rui Silva «esteve 20 meses suspenso no âmbito do processo por corrupção no futebol conhecido como Apito Dourado».

Rui Silva já não arbitra um jogo como árbitro principal desde o final da época 2022/23 – o último foi um Belenenses 0-0 Sanjoanense, na última jornada da Liga 3 – e esta época já foi VAR em 14 jogos dos campeonatos profissionais.