Polémica acabou por manchar o Santa Clara-Sporting. Foto: Eduardo Costa/LUSA
Polémica acabou por manchar o Santa Clara-Sporting. Foto: Eduardo Costa/LUSA

VAR e AVAR do Santa Clara-Sporting pedem dispensa desta jornada da Liga

Rui Silva, assim como Tiago Leandro, o AVAR dessa partida, não irão estar presentes na 15.ª jornada da Liga

Rui Silva e Tiago Leandro, respetivamente VAR e AVAR do encontro entre Santa Clara e Sporting, pediram dispensa da jornada da Liga deste fim de semana, confirmou a Federação Portuguesa de Futebol, numa decisão que surge na sequência da forte polémica gerada pelo jogo da Taça de Portugal entre açorianos e leões.

De acordo com a FPF, a alteração foi feita «por pedido de dispensa dos árbitros» e acontece no dia depois de um encontro marcado por um penálti assinalado ao Sporting já depois dos 90 minutos, num lance que demorou cerca de 14 minutos a ser analisado entre o árbitro João Pinheiro e o VAR.

O castigo máximo, que permitiu ao Sporting chegar ao empate e forçar o prolongamento — acabando depois por vencer a partida — gerou protestos intensos por parte do Santa Clara, que se sentiu prejudicado pela decisão e pelo tempo excessivo de revisão.

Rui Silva estava escalado para estar no VAR no Tondela-Casa Pia, enquanto Tiago Leandro estaria no Estoril-SC Braga, ambos a contar para a 15.ª jornada do campeonato. A FPF não avançou mais esclarecimentos sobre a situação, limitando-se a confirmar a alteração na nomeação, numa decisão que volta a colocar o tema da arbitragem no centro do debate após mais um jogo marcado pela controvérsia.