Gerard Piqué, antigo futebolista do Barcelona
Gerard Piqué, antigo futebolista do Barcelona - Foto: IMAGO

Mais de 100 milhões de euros de investimento: Kings League de Piqué a 'explodir'

Competição do ex-Barcelona concluiu uma nova ronda de financiamento de mais de 50 milhões de euros e vai expandir-se (ainda mais) para os Estados Unidos

A Kings League, a competição de futebol criada pelo antigo futebolista Gerard Piqué, concluiu uma nova ronda de financiamento no valor de aproximadamente 53 milhões de euros. Os fundos destinam-se a apoiar a «próxima fase de crescimento», que visa a expansão para o mercado dos Estados Unidos. O investimento é liderado por um fundo americano, a Alignment Growth, especializada em media e entretenimento.

Nesta ronda participaram também acionistas já existentes da empresa. A Alignment Growth tem entre os seus parceiros fundadores nomes conhecidos da indústria mediática e financeira, como Kevin Tsujihara, antigo presidente e CEO da Warner Bros durante seis anos, Alex Iosilevich, antigo chefe de investimentos em media na UBS, e Jeff Bewkes, antigo presidente e CEO da Time Warner.

Com este novo financiamento, a Kings League angariou um total de mais de 135 milhões de euros em diversas rondas de investimento. A mais recente, no valor de 60 milhões de euros, ocorreu em maio de 2024 e destinou-se ao lançamento da competição em Itália. Essa ronda foi liderada pela Left Lane Capital, uma empresa global de capital de risco, e pela Fillip, uma holding especializada em desporto e entretenimento. Anteriormente, o fundo Cassius era o único investidor presente na empresa.

«O nosso investimento na Kings League reflete a nossa convicção de que estas competições desportivas nativas digitais estão posicionadas de forma única para alcançar um crescimento forte e sustentável a longo prazo, à medida que o público jovem muda a forma como descobre e interage com o desporto», explicou Tsujihara.

Por sua vez, Gerard Piqué comentou a transação: «A Alignment Growth traz uma experiência excecional em media e entretenimento, e a nossa colaboração permitir-nos-á continuar a crescer, levar a experiência da Kings League a novas audiências e explorar a diversificação para novos desportos.» Djamel Agaoua, CEO da competição, sublinhou o objetivo do investimento: «Acelerar a expansão, continuar a inovar o formato e explorar oportunidades estratégicas de fusões e aquisições que apoiem a nossa visão a longo prazo».

A Kings League, parte do conglomerado Kosmos detido por Piqué, foi criada no final de 2022, e o primeiro jogo disputou-se a 1 de janeiro de 2023. O lançamento gerou um interesse enorme: a audiência média no primeiro dia foi de 450 mil pessoas, com picos de quase 800 mil na plataforma de streaming ao vivo Twitch.

A competição do ex-futebolista do Barcelona já tem competições locais no Brasil, França, Alemanha, Itália, México e Espanha, e organizou dois torneios internacionais anuais, tanto para clubes como para seleções nacionais.