Fabio Blanco pode oportunidade de se estrear a titular pelos conquistadores. Foto: VITÓRIA SC

V. Guimarães: Fabio Blanco chega-se à frente na ausência de Gustavo

Extremo contratado ao Marítimo pode estrear-se no onze dos conquistadores, depois de ter entrado bem no último encontro; avançado brasileiro vai parar cerca de um mês com problemas musculares na coxa direita

Luís Pinto vai ser obrigado a realizar, pelo menos, uma alteração no onze para a deslocação ao reduto do Alverca. Gustavo Silva saiu do dérbi minhoto, de maca, com queixas na coxa direita e vai parar cerca de um mês. O avançado brasileiro, de 26 anos, foi titular em todos os jogos realizados até ao momento, sendo uma peça fundamental para o técnico vimaranense neste arranque de temporada.

Para o seu lugar deve entrar Fabio Blanco que assim vai estrear-se na equipa inicial do Vitória de Guimarães. O jogador contratado ao Marítimo ainda não a teve a oportunidade de integrar o onze, tendo sido apenas utilizado no último encontro com o arsenalistas e na jornada 2 perante o Estoril. Porém, o avançado espanhol ganhou pontos pela energia que emprestou no duelo com os eternos rivais.

A seu favor tem, igualmente, a tendência de aposta demonstrada pelo treinador, até agora. As escolhas do timoneiro dos vimaranenses não se têm pautado pelos minutos somados, como ficou bem percetível na forma como promoveu a titularidade de Matija Mitrovic. Por isso, não é de descartar a aposta no jogador de 22 anos até porque tem características que o aproximam de Gustavo Silva.

Fabio Blanco é rápido, batalhador e tem disponibilidade física para dar apoio aos laterais no processo defensivo. Assim sendo pode ser uma arma interessante para uma partida fora de portas, na qual os conquistadores vão à procura de explorar ao máximo as debilidades que os ribatejanos vêm demonstrando ao longo destas seis rondas.

Neste momento, o principal concorrente do atleta espanhol é o jovem Noah Saviolo que também vai dando um ar da sua graça sempre que entra. O avançado belga, de 21 anos, tem atributos interessantes como a sua capacidade de ultrapassar adversários no um-para-um e já está à frente de Oumar Camara na hierarquia de soluções ofensivas. O extremo que chegou do PSG tem sido excluído das convocatórias, tendo ficado de fora nas duas jornadas anteriores. O jogador, de 18 anos, perdeu o seu espaço no plantel depois de ter sido titular na visita ao Estádio do Dragão logo na ronda inaugural da Liga.