André Luiz e Clayton têm sido dos destaques do Rio Ave esta temporada - Foto: MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
André Luiz e Clayton têm sido dos destaques do Rio Ave esta temporada - Foto: MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Um Rio Ave renascido

Depois de duas vitórias seguidas, vilacondenses estão em 8.º lugar no campeonato. Há duas jornadas estavam em penúltimo

O Rio Ave não vencia dois jogos seguidos para a Liga desde março de 2023. Tal proeza foi agora alcançada, após derrotar Tondela (3-0) e Estrela da Amadora (2-1).

Estas vitórias in a row deram um grande impulso à equipa de Sotiris Sylaidopoulos, que, até então, ainda não tinha vencido na presente temporada: somava cinco empates e duas derrotas.

Em apenas duas jornadas, os rioavistas saltaram do penúltimo para o 8.º lugar, onde se apresentam agora com 11 pontos. É a melhor pontuação à 9.ª jornada, desde o regresso à I Liga.

No ano passado, por esta altura, o emblema da caravela estava em 13.º lugar, com 8 pontos. Em 2023/24, ocupava a 17.º posição, com 5 pontos. Já na tal época de regresso (2022/23), era 13.º classificado, com 9 pontos.

Mas atenção: a última época em que os vilacondenses estavam tão bem à 9.ª jornada - com um registo exatamente igual, em 2020/21 - acabaram por descer para a II Liga.

O Rio Ave procura agora aquilo que não consegue fazer desde janeiro de 2020: ganhar três jogos seguidos para o campeonato. Terá oportunidade para fazê-lo no próximo sábado, na receção ao Estoril.