Bruno Francisco, analista de futebol e comentador A BOLA TV, analisa o Juventus-Benfica

Três anos depois, Aursnes atinge marca assinalável pelo Benfica

Águias jogam este sábado diante dos 'blues' e o norueguês pode chegar aos 150 jogos pelos encarnados

Aursnes tem 149 jogos pelos encarnados e se jogar hoje frente ao Chelsea, como deve acontecer, atinge marca redonda importante. 150 jogos com a camisola do Benfica não é para todos e ainda se torna mais significativa quando lembramos que o médio norueguês, contratado aos neerlandeses do Feyenoord, por €13 milhões, está apenas na terceira época nos encarnados.

O nórdico fez 136 jogos na condição de titular, marcou 10 golos e fez 22 assistências. Em 2022/23 fez 42 (titular em 35) dos 55 jogos da equipa; em 2023/24 fez 55 (52 a titular) em 56 jogos das águias; em 2024/25 esteve em 52 (49 como titular) dos 59 jogos disputados.

O peso de Aursnes no futebol da equipa tem sido claro, desempenhando vários papéis. É médio, jogou em mais que uma posição no meio-campo, mas continua a ser alternativa sólida para o lugar de lateral-direito, já foi lateral-esquerdo, ala direita e ala esquerda e até referência do ataque.

«Falamos muito nos jogadores que marcam golos e que fazem assistências e ele [Aursnes] fez um jogo fantástico. Até brinquei com ele perante o grupo: disse que ele era o nosso Kevin De Bruyne, porque aquilo que ele fez com a limitação que tinha só um grande jogador como o Fredrik poderia fazer. Devemos muito ao Fredrik o facto de termos feito um jogo sólido e consistente. Fez um jogo fantástico e fica bem olhar para o que ele tem feito e o contributo que tem dado à equipa», disse Bruno Lage, na antevisão de um jogo contra o Boavista do último campeonato.

«É uma vantagem ter um jogador capaz de perceber jogo em todas as posições e desempenhá-las com espetacularidade. (...) Mais do que discutir se está bem na posição, é se tem rendimento. (...) Olha-se para Aursnes, como um joker. É um joker neste plantel porque consegue jogar bem em todas as posições», juntou Rui Costa, presidente do Benfica, quando explicou a política de contratações do mercado de fevereiro de 2024.

Ao elevado rendimento desportivo, o médio de 29 anos, que renovou já esta temporada até 2029, com cláusula de rescisão de €50 milhões, acrescenta uma personalidade profissional inatacável, publicamente e no balneário, onde vai ganhando peso. Já é um dos capitães da equipa e referência importante, além de líder no campo.

Aursnes e Rui Costa, presidente do Benfica, à conversa num treino da equipa nos EUA (foto: Miguel Nunes)

No treino de quinta-feira, nos EUA, Rui Costa esteve demoradamente à conversa com o jogador. À beira do jogo 150, o médio conquistou os benfiquistas.

Sugestão de vídeo:

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa