Treinador do Benfica fala da disponibilidade do norueguês para a final da Taça frente ao Sporting

Benfica: não há outro como Aursnes no plantel

Médio norueguês continua em dúvida para a final da Taça de Portugal

Fredrik Aursnes recupera de uma lesão muscular na coxa direita e mantém-se em dúvida para o jogo da final da Taça de Portugal, domingo, com o Sporting. O médio norueguês lesionou-se num treino antes do jogo com o SC Braga (1-1) e falhou a última jornada do campeonato; foi substituído na equipa titular por Leandro Barreiro.

Antes do jogo com o SC Braga, na conferência de imprensa de antevisão, Bruno Lage confessou otimismo na disponibilidade do nórdico para domingo. «O Fred teve um ligeiro toque, não está disponível para este jogo, mas acreditamos, pela forma como ele recupera, que vai estar disponível para a final da Taça», disse, então, o treinador dos encarnados.

A possibilidade de Aursnes defrontar o Sporting não é certa e apenas deverá ficar esclarecida mais perto do jogo com o Sporting, depois de se concluir sobre a resposta do jogador aos tratamentos e nos treinos.

O cenário é idêntico ao que vive Zeki Amdouni, avançado internacional suíço que também recupera de uma lesão e não joga desde 3 de maio, quando saiu aos 57’ do desafio com o Estoril (2-1). Amdouni falhou, entretanto, os jogos do campeonato com Sporting (1-1) e SC Braga (1-1).

Poder contar com Fredrik Aursnes para o jogo da final da Taça de Portugal seria um argumento muito importante para o Benfica. O médio tem um papel fundamental na ideia do treinador, não apenas pela forma como desempenha bem as funções no campo, mas também porque representa uma alternativa muito sólida para várias posições, nomeadamente a de lateral-direito, que tem sido ocupada por Tomás Araújo, central adaptado e que há meses gere uma condição física instável. A competência de Aursnes também permite uma aposta mais segura no talento de Di María, que no domingo despede-se do futebol português — o argentino termina contrato com o Benfica e vai sair, depois de ainda representar os encarnados no Mundial de Clubes, de 14 de junho a 13 de julho, os EUA.

48
Os jogos do médio norueguês esta época. Chegou em 2022/23 e já fez 145 jogos pelo Benfica, 133 como titular.

Fredrik Aursnes é o quinto mais utilizado do plantel do Benfica esta temporada, com 3.930 minutos em 48 jogos desta época, atrás do médio turco Orkun Kokçu (3.945), do guarda-redes ucraniano Anatoliy Trubin (4.230), do lateral-esquerdo espanhol Álvaro Carreras (4.264) e do capitão e central argentino Nicolás Otamendi (4.325).

21
O número de assistências de Aursnes no Benfica; esta época tem 8. Pelas águias já marcou 10 golos, 3 esta época.

Aursnes foi contratado aos neerlandeses do Feyenoord em 2022/23 e já tem 145 jogos com a camisola das águias, 133 na condição de titular; marcou 10 golos e fez 21 assistências. Esta época, tem 3 golos e 8 assistências em 48 jogos.

HISTÓRIA COM LEÕES

O médio norueguês não tem propriamente um registo feliz nos confrontos com o Sporting — 1 vitória, 5 empates e 3 derrotas —, mas individualmente conseguiu algum protagonismo.

Marcou dois golos — no 2-2 de 2022/23, em Alvalade, e no 1-2 da 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal da época passada, também no estádio do rival — e fez 1 assistência para golo — para o dinamarquês Casper Tengestedt (está emprestado pelas águias aos italianos do Hellas Verona) marcar aos 90+8’ da vitória por 2-1, no Estádio da Luz, na 11.ª jornada de 2023/24.

Recuperar Aursnes para defrontar o Sporting pode ser, portanto, fundamental para Bruno Lage decidir a estratégia para tentar bater o Sporting. O treinador fará a conferência de antevisão da final da Taça amanhã, altura em que poderá esclarecer este tema. Leandro Barreiro continua a surgir como alternativa se Aursnes não puder jogar, mas nas contas entra também Renato Sanches, que voltou de lesão e está reintegrado no grupo.

Também lhe pode interessar: