José Mourinho, treinador do Benfica (foto: Imago)
José Mourinho, treinador do Benfica (foto: Imago)

A fortaleza que Mourinho planeia no Benfica

Próximo teste é já na terça-feira, frente ao Real Madrid

Desde que José Mourinho assinou pelo Benfica, o treinador identificou uma prioridade: reconstruir no Estádio da Luz um ambiente intimidante, capaz de empurrar a equipa para as vitórias e de criar nos adversários a sensação de que é quase impossível sair de Lisboa com um bom resultado. O objetivo de erguer uma fortaleza na Luz tem sido uma das marcas da era Mourinho no clube.

Os números confirmam essa evolução. Desde que chegou para substituir Bruno Lage, em setembro de 2025, o Benfica de José Mourinho disputou 13 jogos no Estádio da Luz e perdeu apenas um — frente ao Bayer Leverkusen (0-1), na fase de liga da UEFA Champions League. Um jogo muito mencionado por Mourinho pela injustiça do resultado final, fixado, recorde-se, devido a um lance de infelicidade de Dahl — o lateral-esquerdo fez um corte de cabeça na área que colocou a bola perfeita para a finalização do ponta de lança Patrik Schick, aos 64'. 

Apesar das nove vitórias, houve três empates em casa — Rio Ave (1-1), Casa Pia (2-2) e Sporting (1-1) —, que penalizaram a corrida encarnada no campeonato. Ainda assim, o Benfica reequilibrou-se e soma seis vitórias consecutivas em casa (oito jogos sem perder na Luz), duas delas na UEFA Champions League: frente a Nápoles (2-0) e Real Madrid (4-2). Nos restantes jogos, triunfos sobre Famalicão (1-0), Estoril (3-1), Estrela da Amadora (4-0) e Alverca (2-1). Na época passada, o máximo tinham sido cinco vitórias seguidas no Estádio da Luz.

Galeria de imagens 21 Fotos

A cultura de solidez caseira tem sido uma constante nas equipas orientadas por Mourinho. Nas últimas três épocas, à frente de Benfica, Fenerbahçe e Roma, o técnico português realizou 58 jogos caseiros, com 39 vitórias, 12 empates e sete derrotas.

Embora os adversários da Liga dos Campeões tenham uma dimensão que os torna menos vulneráveis ao ambiente, o recente triunfo sobre o Real Madrid reforçou a crença de que o inferno da Luz ainda pode fazer a diferença. Esse jogo mostrou aos adeptos, aos jogadores — especialmente aos mais jovens — e ao próprio Mourinho que o estádio pode, de facto, influenciar o resultado.

Com o Real Madrid de volta a Lisboa na terça-feira, no jogo da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Champions, o Benfica de José Mourinho pretende voltar a transformar o Estádio da Luz numa verdadeira fortaleza.