Ivo Vieira na conferência de imprensa do Tondela -
Foto: CD Tondela
Ivo Vieira na conferência de imprensa do Tondela - Foto: CD Tondela

Ivo Vieira: «Jogadores do Benfica vão estar com 'fome'»

Treinador diz que Tondela tem de correr riscos e lutar pelo resultado. Considera duelo com Mourinho «especial» e não se esconde da má fase: «Assumo, em vez de arranjar desculpas»

Depois da derrota com o Sporting para a Liga, o Tondela tem esta quarta-feira pela frente o Benfica, na Taça da Liga, com a intenção de dar uma resposta frente a um «gigante» que terá jogadores «com fome» de se mostrarem ao seu treinador.

«O momento não é abonatório, quanto aos resultados, o nosso foco principal é o campeonato, mas não vamos descurar noutras competições. Na Taça da Liga contra o Benfica vamos tentar fazer o nosso melhor, perceber o que vai acontecer do lado contrário, o Benfica tem um calendário carregado, mas está habituado, e temos oportunidade de inverter a imagem menos conseguida no último jogo, tentar fazer o nosso melhor, discutir o resultado, num contexto difícil, contra uma equipa forte, temos de estar preparados e fazer melhor do que temos feito», afirmou na antevisão do jogo com as águias.

«Há poucos dias queríamos fazer mais, fizemos muito pouco. Mas houve equipa do outro lado [Sporting] que teve muito mérito a anular-nos. O Benfica é mais uma equipa de grande valia, individual e coletiva, e vai trazer-nos esses problemas, mas temos de correr riscos para a equipa crescer e encarar o futuro com mais ambição. Sentir que podemos fazer muita coisa neste jogo para a equipa crescer e é para isso que vamos lá lutar pelo resultado», garantiu.

Admitindo que vai fazer alterações — «Muitos choram, no bom sentido, para ter espaço na equipa, têm essa oportunidade (...) num jogo aliciante em termos de visibilidade, com um clube gigante em Portugal, não podem reclamar desta grande oportunidade» —, comentou também a possibilidade de haver mudanças nas águias: «O Benfica é sempre competente, competitivo, tem muitas alternativas, argumentos, está habituado a lutar por títulos, os jogadores são sempre de grande valia, independentemente dos que estiverem em campo, que estarão com fome de mostrar ao seu treinador que têm espaço no onze base, vai ser uma equipa fortíssima, com alterações ou sem, e temos de estar preparados para isso e dar resposta.»

Questionado sobre se será especial defrontar o homólogo setubalense, atirou: «É especial no sentido em que tem um histórico de títulos impressionante, e tem de ser pessoa admirada pelos que exercem esta função, por aquilo que ganhou, pelo que fez e pelo estatuto que criou, mas vamos jogar contra o Benfica, temos de estar focados no que podemos fazer. Não sou amigo, nem pouco mais ou menos, não tenho relação, mas defrontar um treinador com esse gabarito é sempre motivante.»

Quanto à má fase da equipa, não fugiu à responsabilidade: «É duro o nosso calendário, mas não vou refugiar-me nisso, temos de ser competentes, independentemente de ser em casa ou fora, só fizemos três jogos em casa, mas não me escondo, não faz parte do meu ADN, assumo, em vez de arranjar desculpas por tudo e por nada.»