Osso duro de roer para o Sporting supera rivais na Liga
Nada dirá mais acerca da soberana exibição de Bernardo Fontes frente ao Sporting do que isto: o Tondela perdeu por 0-3 na visita dos leões e o guarda-redes dos beirões foi eleito o melhor jogador em campo. Se por um lado não conseguiu contrariar a pontaria certeira de Luis Suárez, Pedro Gonçalves e Geovany Quenda, por outro evitou a humilhação da equipa em Alvalade, perante o perigo constante de mais golos.
O guarda-redes brasileiro de 23 anos não se amedrontou perante o campeão nacional e protagonizou 13 defesas, centrando atenções na casa verde e branca, com honras de homem do jogo, e lidera as estatísticas da Liga no capítulo das defesas completas, 43, mais uma que Miszta, do Rio Ave.
«Quem a Deus tem nada lhe falta. Só Deus basta. Glória a Deus por tudo e a luta continua», escreveu esta segunda-feira o guardião na sua conta na rede social Instagram, depois de uma noite de brilho, apenas ofuscada pelo resultado negativo.
Formado no Flamengo, Bernardo Fontes chegou a Portugal pela porta do SC Braga, em 2020, e depois de passagem pelos juniores e pelos sub-23 ganhou visibilidade nos bês dos minhotos, com o devido reconhecimento: melhor guarda-redes da Liga 3 em 2023/24.
Na época seguinte ingressou no Tondela com a intenção de devolver a equipa à Liga e foi um dos obreiros da subida: na caminhada até ao título de campeão, colecionou troféus de homem do jogo e de guarda-redes do mês, integrando ainda o onze do ano da competição.
Apesar dos maus resultados dos beirões neste arranque de temporada na Liga — seis derrotas, dois empates e uma vitória —, o guarda-redes voltou a mostrar que está preparado para o principal escalão, como se viu no reduto do atual detentor do título, que também lhe atribuiu o devido mérito. «Fez uma grande exibição», destacou João Simões.
Com nova competição à porta, leia-se a visita ao Benfica nos quartos de final da Taça da Liga, esta quarta-feira, há mudanças à vista no onze e caberá a Ivo Vieira a palavra final, depois de ter apostado em Lucas Cañizares para a Taça de Portugal, contra o Vila Real (5-1). «É verdade que o Bernardo faz quatro ou cinco defesas de grande valia (...) mas o guarda-redes está lá para isso», disse o técnico a propósito do desempenho frente ao Sporting.
A preparação do jogo com as águias, de resto, arrancou já esta segunda-feira, sem tempo a perder. Os titulares do encontro com os leões limitaram-se a trabalho de recuperação, os restantes fizeram treino normal, estando a equipa na máxima força.
Artigos Relacionados: