Matt Prater, o herói improvável (X-Buffalo Bills)

Tem 41 anos, não jogava há um ano e decidiu um duelo entre candidatos ao título

Matt Prater protagonizou uma das histórias mais surpreendentes do primeiro fim de semana da NFL (futebol americano), quatro dias depois de ter sido contratado pelos Buffalo Bills

A edição 2025/26 da NFL, liga de futebol americano, deu o pontapé de saída este fim de semana, mas já proporcionou uma das histórias da época. Entre uma vitória dos campeões Filadélfia Eagles no jogo inaugural e a derrota da hegemonia do passado dos Kansa City Chiefs diante dos Los Angeles Chargers no Brasil, sobressaiu um herói improvável num duelo entre candidatos a uma presença no Super Bowl, agendado para 8 de fevereiro de 2026.

Buffalo Bills e Baltimore Ravens reencontraram-se na madrugada da última segunda-feira, cerca de oito meses depois de se terem defrontado na semi-final da Conferência AFC. A 19 de janeiro, os Bills venceram 25-27 e seguiram para a final, na qual perdeu diante dos Chiefs.

Oito meses depois, os Bills voltaram a vencer, com ainda mais drama. A turma de Buffalo conseguiu anular uma desvantagem de 15 pontos que se verificava a 13 minutos do final, graças a uma exibição heróica do quarterback Josh Allen, estrela da equipa, e de Matt Prater... um kicker de 41 anos... que tinha assinado contrato há menos de uma semana.

Nos derradeiros segundos de uma partida alucinante, Prater converteu o terceiro field goal da noite para selar uma vitória épica dos Bills por 41-40. A história do herói improvável de 41 anos não se esgota na idade do atleta que entrou na NFL em 2007 pela porta dos Atlanta Falcons.

A carreira de Matt Prater sofreu um duro revés a 22 de setembro de 2024, quando se lesionou no joelho ao serviço dos Arizona Cardinals e perdeu o resto da temporada. O telefone não tocou ao longo do verão e Prater, já com 41 anos, tornou-se treinador-adjunto da equipa do filho numa liga jovem de futebol americana para crianças dos 9 aos 11 anos, em Phoenix.

Quando a porta da NFL parecia fechada e a de treinador de futebol americano jovem bem aberta, um infortúnio a mais de 3.500 quilómetros de distância trocou as voltas a Prater. Tyler Bass, dono e sonhor da posição de kicker em Buffalo desde 2020 lesionou-se a cerca e uma semana na estreia oficial dos Bills na nova época.

A equipa liderada por Josh Allen jogou pelo seguro e apostou num atleta de créditos firmados, que voou para a outra ponta dos EUA após orientar um último treino do filho, na terça-feira. Um dia de treino em Buffallo bastou para Prater se adaptar ao estádio onde seria herói, cerca de 48 horas depois.

No final do jogo, Prater recebeu a bola do encontro das mãos do treinador dos Bills que brincou com a fisionomia e idade do novo comandado: «É quase da minha idade e tem pernas mais finas que eu.» O kicker de 41 anos estava «nuvens», mas admitiu que «não estava à espera disto».

Os Bills conquistaram a primeira vitória da temporada contra um dos principais rivais pela AFC e Matt Prater regressou à NFL pela porta grande.