«Talvez ofereça um vinho a Farioli, mas prefiro um bom livro. Não lhe contem...»
Ron Jans, 67 anos, sexta época no Utrecht. Diz «bom dia» aos jornalistas portugueses e avisa, com um sorriso caloroso, que não irá mais longe do que isso no domínio da língua de Camões.
O Utrecht de Ron Jans ainda não pontuou na fase de liga da Europa League, mas espera fazê-lo contra o FC Porto de Farioli. Será a reedição do duelo da época passada entre treinadores, favorável ao neerlandês, que goleou o Ajax então orientado pelo italiano por 4-0, empatando a duas bolas em Amesterdão.
«Tivemos boas conversas no ano passado, quando Farioli treinava o Ajax. Mostrou que sabe perder, é uma pessoa muito interessante. O que ele fez no Ajax e o que está a fazer no FC Porto mostra que é conciliador e inspirador», começou por referir a velha raposa dos bancos neerlandeses.
Para celebrar esse reencontro, perguntaram a Ron Jans se irá oferecer um presente a Farioli, em função da admiração e respeito que tem pelo treinador portista. A resposta veio cheia de boa disposição: «Procurei um livro na secção de filosofia, mas não encontrei nada porque estava tudo em neerlandês. Talvez encontre algo mais tarde.»
O técnico do Utrecht não tem dúvidas: Farioli trouxe chama renovada aos dragões. «Farioli trouxe vida de volta ao Ajax e agora também ao FC Porto. Vai ser um jogão. O favorito nem sempre vence. Temos que dar o nosso melhor e acredito que vamos fazer isso. Talvez lhe ofereça um vinho. Mas prefiro um bom livro. Não contem a ninguém, ainda», até para não estragar a surpresa. Da nossa parte, não prometemos nada.
«Cada ponto conta na Liga Europa. Queremos obter resultados, não apenas competir», avança o experiente treinador, que desafiado a abrir o livro sobre o onze que irá apresentar contra o FC Porto, admitiu que o próximo jogo da Liga contra o Ajax vai pesar na sua decisão: «Van der Hoorn e Cathline devem jogar. Não vou revelar o onze. Claro que levo em consideração o jogo do próximo domingo, onde teremos que estar no nosso melhor também. Mas este jogo contra o FC Porto é realmente fantástico, e levamo-lo a sério. Eles quase não estão sofrem golos, vai ser um grande desafio. Quando íamos fazer a análise, pedi para encontrarem golos sofridos pelo FC Porto e não arranjaram! Só penáltis, cantos e um autogolo.»