Talismã ou imprescindível? Os números que provam a importância de Pedro Gonçalves no Sporting
Na segunda parte no Estádio da Madeira, no sábado, frente ao Nacional, Pedro Gonçalves marcou metade dos golos que conseguiu em toda a época passada no Sporting. O hat trick foi apenas o segundo da carreira, depois do obtido a 19 de maio de 2021, na última jornada da época 2020/21, na goleada por 5-1 na receção ao Marítimo, que lhe valeu a conquista de A Bola de Prata.
Depois de exibição algo apagada contra o Arouca, jogo em que pecou na finalização, Pedro Gonçalves começa a dar sinais de voltar ao patamar de excelência que foi exibindo nas últimas épocas, pelo menos até à grave lesão em Braga, no último jogo de Ruben Amorim no banco, que o afastou dos relvados meio ano.
Por causa disso, a última época foi quase perdida, e claramente a de menor rendimento desde que chegou a Alvalade em 2020, vindo do Famalicão. Contratado como médio, Pote revelou sempre instinto goleador, e nas primeiras quatro temporadas atingiu sempre a fasquia dos 15 golos. Em 2024/2025, porém, com apenas 20 jogos disputados, marcou apenas seis golos — cinco deles, curiosamente, logo nos primeiros seis encontros da temporada.
Depois da lesão em Braga, voltaria apenas em abril, foi suplente utilizado nos dois primeiros jogos que disputou, saiu ao intervalo nos dois seguintes e não fez os 90 minutos até final da época.
Agora, porém, mostra ser outro Pedro Gonçalves. Depois dos bons sinais no arranque da época, frente ao Nacional reencontrou-se com os golos, e a eficácia dificilmente poderia ter surgido em melhor altura — com o clássico frente ao FC Porto agendado para o próximo sábado.
Quase sempre a vencer
Pedro Gonçalves pode ter feito apenas 20 partidas na época passada, mas foi quase um talismã para o leão. Perdeu o primeiro jogo, a Supertaça contra o FC Porto, e depois ganhou todos até à lesão. Quando voltou, o Sporting apenas não venceu o Benfica na penúltima jornada, mas o empate valeu, na realidade, o título.
Em 20 jogos disputados, 18 vitórias, um empate e uma derrota. Em 35 sem ele, 19 vitórias, 10 empates e seis derrotas. Talismã ou a confirmação da influência de Pote no futebol dos leões?
Mesmo na época anterior, nos únicos cinco jogos em que não participou, o Sporting só venceu três; e nas seis derrotas, em três delas foi já sem ele em campo que o leão baqueou...
Renovação a caminho
Com contrato até 2027, Pedro Gonçalves deve renovar em breve, como A BOLA já antecipara há dois meses.
A renovação contempla pequeno acerto salarial, deve incluir prolongamento da ligação por uma época adicional e será anunciada depois do fecho do mercado.