Francisco Laranjeira  - Foto: Federação Portuguesa de Atletismo
Francisco Laranjeira - Foto: Federação Portuguesa de Atletismo

Surdolímpicos: Francisco Laranjeira foi oitavo nos 10 mil metros

Português concluiu a prova em 32.00,25 minutos, em Tóquio, e ainda vai competir nos 5 mil metros

O português Francisco Laranjeira foi, esta segunda-feira, oitavo classificado nos 10.000 metros nos Jogos Surdolímpicos, que decorrem em Tóquio, com o atleta elvense a terminar com diploma, depois de concluir a prova em 32.00,25 minutos.

«Estou muito feliz, tendo em conta que não pude estar nos anteriores Jogos devido ao acidente [foi atropelado]. Ter ficado em oitavo lugar é para mim muito bom, porque cumpri finalmente o meu objetivo, a estreia nos Jogos», disse no final o atleta luso.

«Muito feliz, numa final forte e dura, pois estavam aqui os melhores atletas do mundo. Foi a minha estreia nos Jogos e consegui gerir bem a minha corrida, tendo ainda forças na fase final para alcançar o oitavo lugar e garantir o diploma», acrescentou.

Laranjeira ainda competirá em Tóquio nos 5.000 metros, esta sexta-feira, numa distância em que vai tentar assegurar a passagem à final. «O meu objetivo é assegurar a passagem à final e depois tentar conseguir uma melhor posição do que nos 10.000», afirmou.

Também esta segunda-feira estiveram em ação os ciclistas lusos João Marques e André Soares, na prova de sprint. Marques passou na fase preliminar, entrando nos 16 avos de final, eliminatória na qual discutiu o acesso às rondas seguinte com o chinês Jiaojiao Song, que foi mais forte nos últimos metros, acabando por eliminar o ciclista de Torres Vedras, enquanto André Soares ficou a 326 milésimos da qualificação.

Os dois ciclistas entram em ação novamente já na próxima madrugada, na corrida por pontos, na qual André Soares, campeão surdolímpico em Caxias do Sul, defende a medalha de ouro conquistada na competição que decorreu no Brasil. Também esta terça-feira estará em prova Gustavo Pereira, a competir no salto em altura.

Os Jogos Surdolímpicos Tóquio2025, que decorrem entre 15 e 26 de novembro, juntam cerca de 3.000 atletas com deficiência auditiva e Portugal conta com 13 participantes, que competem em cinco modalidades: atletismo, ciclismo, judo, natação e tiro.

Portugal participa pela nona vez nestes Jogos, deste a estreia em Sófia (Bulgária), em 1993, tendo conquistado desde então um total de 18 medalhas - oito de ouro, quatro de prata e seis de bronze -, a última das quais já em Tóquio, pela judoca Joana Santos.