Orkun Kokçu reduziu para o Besiktas de penálti - Foto: Besiktas
Orkun Kokçu reduziu para o Besiktas de penálti - Foto: Besiktas

João Pereira trava Besiktas apesar de golo de Kokçu e pontapé de bicicleta (vídeos)

Alanyaspor, do técnico português, conseguiu um ponto importante em casa da equipa do ex-Benfica, que chegou a reduzir de penálti, mas o melhor momento foi de um reforço de inverno, com estreia a marcar de forma acrobática

João Pereira ganhou mais tempo. Depois de ter sido apontado a uma possível saída por maus resultados, o Alanyaspor, do técnico português, empatou a duas bolas em casa do Besiktas e somou um ponto importante para se afastar da zona de despromoção (está a 7). O antigo clube de Rafa Silva esteve a perder por 0-2, mas o reforço Hyeon-gyu Oh foi a figura do encontro ao sofrer um penálti e marcar um golo espetacular de pontapé de bicicleta que selou o resultado final (2-2).

A partida começou da pior forma para as águias negras: Guven Yalcin, antigo jogador do Besiktas, bisou nos primeiros 16 minutos e colocou o Alanyaspor numa posição confortável. O avançado não festejou nenhum dos golos marcados contra a sua ex-equipa. O primeiro golo surgiu aos 9', quando Guven Yalcın recebeu um passe de Ui-Jo à entrada da área e, com o pé esquerdo, rematou rasteiro para o fundo das redes. Aos 16', após uma jogada de Umit pela esquerda, Guven voltou a faturar com um remate forte e cruzado, sem hipóteses para o guarda-redes Ersin.

A reação do Besiktas começou a ser desenhada pelo seu novo avançado, Hyeon-gyu Oh, reforço de inverno de 14 milhões de euros proveniente do Genk. Aos 33 minutos, o sul-coreano foi derrubado na área adversária e, após intervenção do VAR, foi assinalada grande penalidade. O capitão Orkun Kokçu não desperdiçou e reduziu a desvantagem. O ex-Benfica foi titular, ao contrário dos portugueses Jota Silva e Tiago Djaló, que nem saíram do banco de suplentes. Do outro lado, o compatriota Nuno Lima esteve no onze do ex-treinador do Sporting.

O momento da noite chegaria já na segunda parte. Na sequência de um livre, Emmanuel Agbadou, outro reforço, amorteceu de cabeça para o coração da área, onde Hyeon-gyu Oh, entre três adversários, executou um pontapé de bicicleta perfeito. A bola ainda bateu na trave antes de entrar, mas o lance foi inicialmente invalidado por fora de jogo. Após uma longa revisão de cinco minutos, o VAR confirmou a legalidade do golo, para alívio dos adeptos da casa.

Com este empate, o Besiktas aumentou a sua série de invencibilidade no campeonato para dez jogos. A última derrota da equipa remonta a 2 de novembro de 2025, no dérbi contra o Fenerbahçe (2-3). As águias negras somam agora 37 pontos em 21 jogos, ocupando o 5.º lugar da tabela classificativa, a apenas três pontos do Goztepe, que se encontra em posição de acesso à UEFA Conference League. Por sua vez, o Alanyaspor permanece no 10.º posto, com 23 pontos.