Gonçalo Ramos já marcou 18 golos a sair do banco do PSG - Foto: IMAGO
Gonçalo Ramos já marcou 18 golos a sair do banco do PSG - Foto: IMAGO

Suplente de luxo: Gonçalo Ramos consolida recorde no Paris Saint-Germain

Nunca ninguém fez tantos golos a sair do banco do PSG como o internacional português. Este sábado, no jogo 100 com a camisola do campeão europeu, entrou na segunda parte e marcou o golo da vitória no último lance

Gonçalo Ramos celebrou o jogo 100 pelo Paris Saint-Germain com um golo decisivo. Pela 18.ª vez, o internacional português marcou a sair do banco do PSG, mais que qualquer outro.

Tudo começou a 24 de setembro de 2023. Obrigado a entrar ainda na primeira parte, foi decisivo com dois golos na vitória no clássico. Na primeira temporada na capital francesa voltou a ser suplente com golo em mais quatro ocasiões, novamente frente aos marselheses, contra o Rennes, o Brest e o Le Havre.

Seis golos a saltar do banco em 2023/24. Os mesmos que fez em 2024/25... no espaço de mês e meio. Entre 15 de dezembro de 2024 e 1 de fevereiro de 2025, Gonçalo Ramos marcou frente Lyon, Mónaco e Lens, estes três em jogos consecutivos, voltou a fazê-lo contra o Manchester City, em vitória por 4-2 na fase de liga da UEFA Champions League e bisou contra o Brest. O Stade Brestois foi, de resto, a maior vítima do Pistoleiro na condição de suplente e sofreu o penúltimo golo do internacional português enquanto substituto na última temporada, sendo que o último surgiu já em julho, na vitória por 4-0 na meia-final do Mundial de Clubes, frente ao Real Madrid.

Este ano, Gonçalo Ramos já marcou cinco golos, quatro deles enquanto suplente. E se o segundo que fez nesta condição em 2025/26, o 16.º no total, foi o último de quatro marcados à Atalanta, os restantes três foram... decisivos. O primeiro de todos foi aos 90'+4 da final da Supertaça Europeia, frente ao Tottenham, golo que valeu o 2-2 e permitiu que os parisienses chegassem à conquista do troféu nas grandes penalidades.

A 1 de outubro, Ramos fez o golo 17 a partir do banco e ultrapassou Mbappé, tornando-se no maior marcador pelo parisienses quando não é titular. Foi, mais uma vez, essencial, ao marcar, aos 90', o golo da reviravolta em casa do Barcelona. E este sábado consolidou ainda mais o recorde, e novamente de forma decisiva: no último suspiro, cabeceou para que o Paris Saint-Germain conseguisse, aos 90'+4, desatar o nulo frente ao Nice.

100 jogos, 38 golos, 18 deles como suplente. Gonçalo Ramos tem sido alvo de elogios por parte de Luis Enrique e percebe-se porquê: tem sido, no reinado do espanhol na capital francesa, uma das melhores alternativas da equipa para chegar ao golo.