Pedro Gonçalves pronto para jogar na esquerda. Com isso passa Quenda para a direita, de onde sai Geny Catamo - Foto: IMAGO
Pedro Gonçalves pronto para jogar na esquerda. Com isso passa Quenda para a direita, de onde sai Geny Catamo - Foto: IMAGO

Sporting: saiba quantos minutos Pedro Gonçalves já pode jogar

Pedro Gonçalves no ginásio antes de ir ao relvado mas vai jogar com o E. Amadora. Deve começar no banco mas titularidade não está descartada, sendo que terá de sair ao intervalo ou no início da segunda parte

«Sobre o Pote, acredito que estará disponível para o jogo do Estrela». Foi assim, depois do 3-0 ao Club Brugge na 5.ª jornada da Champions, que Rui Borges revelou a disponibilidade de Pedro Gonçalves para o jogo com o E. Amadora — domingo às 18h00 em Alvalade. Às portas do dérbi com o Benfica, o avançado de 27 anos ajuda a equipa e ganha ritmo para a Luz. Deve começar no banco mas a titularidade não está descartada, embora não possa jogar ainda o jogo todo.

Foi aos 57’ no encontro com o Santa Clara, 2-1 na jornada 11 do campeonato, que Pote teve de ceder o lugar a Geovany Quenda devido a lesão muscular contraída na coxa direita. Muitos jogos já acumulados, o relvado dos açorianos a não ajudar e o problema a aparecer.

A lesão aconteceu antes da paragem competitiva das provas de clubes para dar lugar aos jogos das seleções e por isso Pedro Gonçalves falhou os encontros com Irlanda (0-2) e Arménia (9-1) da qualificação para o Mundial de 2026 e as partidas da Taça de Portugal e da Champions com Marinhense e Club Brugge, duas vitórias leoninas por 3-0. Volta com o Estrela e a pensar no dérbi também.

Pedro Gonçalves pode jogar ainda apenas 45 a 60 minutos. Ou seja, deve começar no banco de suplentes mas se a opção do treinador for por colocá-lo de início, então terá de sair ao intervalo ou até ao final do primeiro quarto de hora da segunda parte. Nunca mais tarde. Mais tempo, os 90’ já, está reservado para 5 de dezembro, dia do jogo com os encarnados, da jornada 13 do campeonato.

No treino de ontem, Pedro Gonçalves trabalhou no ginásio e fez corrida no relvado, mas hoje deve ser reintegrado sem limitações. Os titulares do jogo com o Club Brugge, que ontem fizeram apenas recuperação, voltam hoje a 100 por cento à Academia em Alcochete para preparar o Estrela.

Em contagem decrescente para o dérbi está Ioannidis, que recupera de lesão no joelho direito. O avançado grego não está apto para o Estrela mas ainda tem esperança de poder ser opção para o encontro com as águias.

De fora do dérbi estão certamente Debast, Nuno Santos e Daniel Bragança, que também recuperam de lesões.