Sporting reúne colaboradores da academia e pólos
A propósito do Academy Day, iniciativa que no início desta semana reuniu todos os colaboradores da Academia Cristiano Ronaldo e dos Pólos de Formação do Sporting, a partilha de experiências e consolidação de uma visão comum centrada no jogador foi tema central do evento que contou com a presença do presidente Frederico Varandas.
O encontro realizou-se no Pavilhão João Rocha, tendo incluído momentos de reflexão sobre o passado, presente e futuro da formação, com apresentações da Direção da Academia, Direcção Técnica e Departamento de Scouting e Estratégia, e uma dinâmica de team building intitulada «Workshop D.N.A – Decidir as Nossas Ações».
Em nota de boas-vindas, Frederico Varandas sublinhou a importância do trabalho multidisciplinar da formação no crescimento global do clube, elogiando o percurso competitivo e inegável evolução de processos nos últimos anos, lembrando ainda que a competição está cada vez mais acérrima, o dirigente reforçou a ambição de continuar a crescer para vencer.
Paulo Gomes, co-director da Academia Cristiano Ronaldo, apresentou um balanço da evolução estrutural dos últimos oito anos, realçando que, entre 2019 e 2025, o número de colaboradores cresceu de 107 para 212 e os departamentos de 10 para 15. Também os recursos humanos dos Pólos Sporting CP são agora 76, orientando 237 atletas dos Pólos regionais e 187 no Pólo Lisboa.
Por sua vez, Tomaz Morais, também codiretor geral da Academia, destacou a relevância do evento na consolidação do modelo formativo Leonino e no reforço do sentimento de unidade.
«A ideia do Academy Day foi possibilitar um momento para refletir sobre o que estamos a fazer, mas também perceber na prática que todos trabalhamos para a formação de um jogador. E que todos têm uma importância muito grande naquilo que fazem. O que fazem nunca é pouco para que um jogador possa um dia chegar à equipa A. É esse o propósito da formação do Sporting, formar os jogadores que possam servir a equipa A a todo o momento», salientou.
Acrescentando: «O Modelo Centrado no Jogador é o núcleo da formação do Sporting, é a metodologia que escolhemos e que permite formar o jogador de uma forma holística, com um alinhamento multidisciplinar das 15 áreas que, hoje, compõem a estrutura da Academia. A nossa grande vitória passa sempre pelo momento em que um jogador chega à equipa A. Jogadores que sejam adaptáveis, sólidos, respeitados, atléticos e com a mentalidade certa para o alto rendimento. É para isso que trabalhamos juntos todos os dias.»