Pedro Gonçalves chegou ao Sporting em 2020. O avançado de 27 anos tem contrato até 2027 mas vai renovar nos próximos dias (MIGUEL NUNES)

Sporting: Pedro Gonçalves aceita proposta para renovar até 2030

Avançado responde afirmativamente aos leões e vai prolongar o contrato por três anos. Passa para o topo da hierarquia salarial; cláusula de rescisão fica nos €80 milhões. Em grande momento de forma, faz um dos melhores arranques

Sim, aceito! Esta é a resposta de Pedro Gonçalves à proposta de renovação de contrato que o Sporting lhe colocou na mesa: mais três anos a acrescentar ao atual, que termina em 2027, e natural aumento salarial que o colocará no topo da hierarquia dos vencimentos do clube. Em excelente momento de forma, o avançado de 27 anos está a fazer um dos melhores arranques de temporada da carreira e no sábado, no 2-1 ao Famalicão, foi o homem do jogo com mais um golo e outra assistência para Suárez selar a vitória.

A bonança dos golos e assistências depois da tempestade de cinco meses de paragem devido a lesão. Pedro Gonçalves leva já participação direta em sete golos do Sporting esta temporada na Liga, números que ao fim de cinco jornadas lhe oferecem um arranque de época ao melhor nível — só na temporada passada arrancou com números iguais, quatro golos marcados e três assistências; só na época 2020/2021, a primeira de leão ao peito, tinha marcado mais — 5 golos mas sem assistências num ano que terminou com o primeiro de três títulos de campeão nacional que Pote já tem na carreira, sempre pelo leão, e como melhor marcador do campeonato (23).

Mas não foi apenas por este início fulgurante que Pedro Gonçalves viu a administração dos verdes e brancos propor-lhe o prolongamento do vínculo, com revisão salarial em alta. Foi porque o camisola 8 dos leões é um dos melhores jogadores do plantel, que influencia quando está em campo e que se faz notar pela falta quando não está — veja-se a época passada, em que se lesionou a 10 de novembro de 2024 e só voltou a 12 de abril de 2025 e mesmo assim foi, em ano de bicampeonato e dobradinha, o 5.º melhor marcador da equipa a par de Gonçalo Inácio (6 golos) e só atrás de Gyokeres (54), Trincão, Harder (ambos com 11) e Geny (7).

Como A BOLA revelou no passado dia 1 de março, a administração do Sporting manifestou a intenção de renovar contrato com Pedro Gonçalves em pleno período de paragem por lesão e apenas seis meses depois de ter assinado com o avançado o contrato que está em vigor e termina em 2027. Mas só agora em setembro, depois de fechado o mercado, lhe colocou na mesa a proposta: mais três anos até 2030; subida ao topo da hierarquia salarial; a mesma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, como noticiámos na passada sexta-feira. A resposta de Pote foi positiva, falta apenas limar arestas e o novo contrato será assinado nos próximos dias.

Mercado sempre atento

Está no início a sexta temporada de Pedro Gonçalves no Sporting e o atacante vai assinar o terceiro contrato com os leões. O primeiro foi rubricado no verão de 2020. O Famalicão recebeu 6,5 milhões de euros e manteve 50 por cento do passe. Se nessa altura os minhotos reservaram metade do valor em futura venda, os leões acabaram entretanto por investir mais no passe do avançado e por 7 milhões de euros (total de €13,5 M) garantiram já 90 por cento, com os famalicenses a terem assim direito a receber 10 por cento do total duma nova operação.

Os verdes e brancos vão agarrar Pote até 2030 mas a continuidade do camisola 8 até lá nunca será líquida. A manter o nível, será até pouco provável mas sabem os pretendentes que nunca a SAD leonina deixará sair o jogador por valor que não signifique encaixe considerável.

No passado, o Leverkusen propôs transferência por 30 milhões de euros, valor que o Sporting recusou liminarmente. Ainda assim, o clube alemão continua a observar Pote e não será de estranhar que possa voltar à carga para tentar levá-lo para a Bundesliga.

Em Inglaterra também há pretendentes, desde logo o Aston Villa que o segue há muito e gostava de o ter na Premier League. Voltas para dar no próximo verão, que para já Pedro Gonçalves brilha no Sporting e vai renovar. É um dos dossiês mais adiantados, como o de Trincão. Seguem-se Geny Catamo e Diomande.