Sporting dá lição ao ABC
Sporting segue tranquilo e invicto na fase regular do Placard Andebol 1, onde ainda não ganhou por menos de 7 golos. Melhor! Esta temporada, se tivermos em conta que a final da Supertaça Ibérica, contra o Barcelona, terminou com uma igualdade a 31-31 (desempate a livres de 7m a favor dos espanhóis, 4-3), os leões ainda foram batidos.
Depois de terem ultrapassado o Marítimo (29-36) e Benfica (42-32), também não foi em Braga, diante do ABC, que o conjunto de Ricardo Costa encontrou sérias dificuldades ao ganhar por 24-39, mas já com pesados 9-20 ao intervalo.
São agora, a par do líder FC Porto e Águas Santas as únicas formações que apenas contabilizam triunfos.
Tendo encontro da Champions marcado para quarta-feira, contra Aalborg, na Dinamarca, os lisboetas pareceram querer resolver cedo as coisas e, com intensidade defensiva europeia, aos 5m já comandavam por 1-4.
O fosso só não cresceu mais depressa porque, na baliza contrária, Tiago Ferreira ainda foi adiando o inevitável ao mesmo tempo que os verdes e brancos baixavam a eficácia do remate.
O conjunto de Filipe Magalhães reduziu então para 3-4, mas foi a resposta máxima que conseguiu dar, já que os visitantes responderam com um avassalador parcial de 4-11 (7-15) em pouco mais de 10m. Salvador Salvador (2), Carlos Álvarez, que com 6 gotos foi o melhor marcador da partida, e Diogo Branquinho (4) foram tornando as coisas fáceis no ataque até a ida ao balneário.
Descanso que não trouxe grande alteração para a 2.ª parte, mesmo quando Ricardo Costa foi alargando a rotação no banco a pensar na viagem até à Escandinávia. No entanto, com o gastar dos minutos no cronómetro e o placard a registar 19-35, a diferença acabou por refletir-se numa natural quebra de velocidade e intensidade dos leões, onde Victor Romero e Emil Berlin (4) também figuraram entre os mais produtivos.
Nos da casa, referência para os cinco golos de Tomás Ferreira e os quatro de Hugo Manso e do central André José.
No outro encontro que encerrou a 3.ª jornada, o Póvoa foi ao Funchal bater o Marítimo por 29-30 (15-17), com seis golos de Pedro Salvador.