Geny Catamo defrontou Marrocos e Chade - Foto: Facebook Federação Moçambicana de Futebol
Geny Catamo defrontou Marrocos e Chade - Foto: Facebook Federação Moçambicana de Futebol

Sporting: Catamo e Fresneda com mais minutos nas seleções

Moçambicano foi totalista em dois jogos de preparação e o espanhol, que também somou 180´, esteve em destaque nos sub-21

Num balanço sobre a prestação dos jogadores do Sporting que estiveram ao serviços das respetivas seleções, uma dúzia no total, diga-se que houve dois totalistas: Geny Catamo e Iván Fresneda cumpriram 180 minutos.

Com a seleção de Moçambique afastada do apuramento para o Mundial, o selecionador Chiquinho Conde conduziu os mambas em dois jogos de carácter particular com Marrocos (0-1) e Chade (2-2) tendo utilizado o extremo do Sporting em ambos os compromissos.

Por sua vez, após lesão, Iván Fresneda mostrou estar de volta à boa forma. O lateral espanhol foi ás de trunfo da Rojita (sub-21 de Espanha) no Grupo A de apuramento para o Euro 2027. Jogou os 90 minutos na goleada imposta a San Marino (7-0) e diante da Roménia fez um brilharete na vitória por 2-0, assistiu Gonzalo García no primeiro golo e assinou o segundo. Com este triunfo, a Espanha lidera o grupo com 15 pontos, mais cinco do que o segundo classificado, a Finlândia.

O capitão Hjulmand somou 110 minutos nas pernas ao serviço da Dinamarca (segue para o play-off de apuramento para o Mundial), seguindo-se Diomande (Costa do Marfim), Kochorashvili (Geórgia) e Vagiannidis (Grécia), com 90 minutos cada, Maxi Araújo no Uruguai (88’), Luis Suárez na Colômbia (70’), Quenda, nos sub-21 de Portugal (71’) e os lusos Gonçalo Inácio (45’) e Trincão (27’).

Diga-se que os últimos a regressarem à base, entenda-se Academia de Alcochete, são os sul-americanos. Tanto Maxi Araújo como Luis Suárez jogaram na madrugada desta quarta-feira, pelo que se devem juntar ao restante plantel durante o dia de amanhã, quinta-feira.   

Contudo, tendo em vista o próximo jogo do Sporting, com o Marinhense, da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, tudo indica que Rui Borges vai poupar os habituais titulares, dando oportunidade a alguns jovens da formação para se mostrarem.