Sporting: 389 dias depois, Nuno Santos está de volta!
Aí está Nuno Santos! Mais de um ano depois da grave lesão no joelho direito, mais concretamente 389 dias depois, o ala de 30 anos do Sporting está pronto para voltar a trabalhar com o grupo no relvado. O plantel leonino volta hoje aos treinos após três dias de folga e o camisola 11 está preparado para se treinar nos campos da ala profissional da Academia Cristiano Ronaldo. Pela frente terá uma espécie de pré-temporada para fazer. Para readquirir o ritmo perdido.
Dia 26 de outubro de 2024, estava quase a terminar a primeira parte em Famalicão, jogo da 9.ª jornada da Liga 2024/2025 e com o resultado ainda 0-0 quando no período de compensação Nuno Santos se lesionou, após um lance dividido com o médio famalicense Zaydou Youssouf aos 45+6’. O esgar de dor era imenso, a preocupação geral, a sensação de ser grave a pairar, quase certeza.
A confirmação chegou no dia seguinte, após exames complementares: rotura do tendão rotuliano do joelho direito, intervenção cirúrgica marcada, período de paragem de seis a 12 meses pela frente.
Passaram então mais de 12 meses até que a unidade de performance do clube desse luz verde para o regresso aos relvados, que vai agora acontecer. Depois de paragem tão prolongada, naturalmente, há ritmo para readquirir e, claro, o jogador e os leões aperceberem em que condições se apresenta a zona intervencionada. É preciso não esquecer que foi a terceira lesão grave de Nuno Santos no joelho, a primeira fora ainda ao serviço do Benfica, em 2015, a segunda já ao serviço do Rio Ave, em 2018.
Termina então um calvário que Nuno Santos queria ter visto terminado ainda no final da época passada, com presença na final da Taça de Portugal que acabou por não acontecer. Depois chegou-se a ponderar regresso para o início da presente época, para a Supertaça, também não foi possível. Só agora o camisola 11 pode voltar a sorrir, a querer readquirir rapidamente ritmo para ser opção na ala esquerda da equipa de Rui Borges.
Passado, presente, futuro
De 26 de outubro de 2024 até aqui, foram já 59 jogos que Nuno Santos falhou, 41 na temporada passada mais os 18 da atual. Por isso é natural que não veja a hora do regresso, ansioso mas também feliz por se juntar aos companheiros.
No Sporting desde o verão de 2020, participou já em 196 jogos, marcou 34 golos e fez quatro assistências. Quer voltar em grande para ajudar a conquistar o tricampeonato, que seria o quarto ao serviço dos leões, depois de 2020/2021, 2023/2024 e 2024/2025.
Nuno Santos foi contratado pelos verdes e brancos ao Rio Ave, por €3,75 M. Renovou em agosto de 2023 e termina a ligação aos leões em 2027, com cláusula de rescisão de €60 M. Renovação, também como prémio e reconhecimento pela entrega à causa leonina, não está descartada. Mas para já, Nuno Santos quer é voltar a sentir o cheiro da relva, a bola nos pés e festejar um golo não na bancada mas no epicentro do jogo.
Artigos Relacionados: