Sporting a fazer história: «Faço parte de um grupo de sonhadores!»

O capitão Salvador Salvador recordou os tempos de menino em que os leões andavam com a casa às costas e se tornaram a primeira equipa portuguesa a vencer uma competição europeia de andebol e convidou os adeptos a irem esta noite ao aeroporto

Nunca uma equipa portuguesa esteve entre as oito melhores da Champions do andebol neste formato da prova e o Sporting é não só herdeiro de uma equipa do ABC que chegou à final em 1993/94, mas também candidato, como disse ontem Ricardo Costa, a chegar ainda mais longe. Até onde, ninguém ousa arriscar. Para já, está nos oito melhores da Europa.

«Não há palavras que façam justiça ao que vivemos hoje. Lutámos, sofremos, acreditámos… e fizemos história! A passagem do Sporting CP é a prova de que o trabalho, a dedicação e a ambição nos levam onde muitos achavam impossível. Isto ainda não acabou…!!!!Vamos por mais!», assumiu o técnico nas redes sociais.

Emocionado, Salvador Salvador recordou os tempos de miúdo em que seguia o clube que agora representa e cuja braçadeira de capitão ostenta orgulhosamente. Há 15 anos, menino, viu o Sporting tornar-se a primeira equipa portuguesa a conquistar uma competição europeia, na altura a Taça Challenge.

«Cresci a ver o andebol do nosso Sporting a jogar nas competições europeias ainda sem pavilhão, ia a Mafra, ao Casal Vistoso, às vezes até a Almada para ver o meu clube jogar para a EHF Champions League ou outra competição qualquer europeia. Vi os últimos Bicampeões pelo nosso andebol a baterem de frente contra o Veszprém na época em que a Champions se estreou no João Rocha», escreveu na sua conta de Instagram.

«Hoje a pintura é outra, faço parte de um grupo de sonhadores, cheios de ambição, que acabam de fazer história pelo meu clube. Sou apenas mais um no meio disto, agradeço a todos os que se alinham ao meu lado, aos que dão indicações do banco, aos que ajudam no tratamento do nosso corpo, aos que me ajudam em casa, e aos nossos adeptos, que em cada jogo em nossa casa, fizeram parecer que jogávamos com 1 a mais!», confessou.

«Não sei se alguém vai aparecer amanhã [hoje] no aeroporto para a nossa chegada, mas se estão a pensar nisso, apareçam, venham dar (mais) uma força, tirar mais uma foto, cantar mais uma vez pelo Sporting! Quanto a nós, o nosso caminho mantém-se, os limites não são impostos nesta competição, mas Colónia está à espreita, e deserta de nos cumprimentar. Sem saltar etapas, temos jogos muito importantes pelo caminho, e domingo já está aí para o último jogo desta fase, jogo tão importante como os outros todos! O Sporting é muito grande, e por muito pequena a percentagem que seja, estamos em busca de o fazer maior a cada dia que passa!»

Na Polónia, o Sporting empatou no último suspiro e conseguiu um apuramento inédito e direto para os quartos de final da Liga dos Campeões mesmo sem contar com Kiko Costa, que Salvador não esqueceu - «Não apareces na foto, mas isto é tanto teu como nosso meu menino» - garantindo o segundo lugar do Grupo A.