Sofrimento terminou em goleada e Amorim vai estrear-se em finais europeias
Ruben Amorim está na final! Foi complicado, houve muito sofrimento nas bancadas de Old Trafford, mas o Manchester United conseguiu voltar a golear o Athletic Bilbao, desta vez por 4-1, apesar de ter estado a perder ao intervalo.
Depois de uma primeira meia-hora dividida e pouca intensa, marcada claramente pelo resultado da primeira mão em Bilbau, em que os ingleses levaram uma vantagem de três golos para Inglaterra, Jauregizar relançou a eliminatória com um golaço, sem hipóteses para Onana, que ainda tocou ligeiramente na bola.
Pontapé colocadíssimo de Jauregizar para o primeiro do jogo em Manchester 🎯#sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #UefaEuropaLeague #ManchesterUnited #AthleticBilbao #ESCUEL pic.twitter.com/GghIef2jLB
— sport tv (@sporttvportugal) May 8, 2025
Os bascos continuaram a pressionar, mas foi Garnacho quem teve a possibilidade de igualar o marcador na segunda mão. O argentino foi lançado no contra-ataque por Dorgu, mas no um para um com o guarda-redes tentou picar a bola por cima dele e... correu mal, atirando ligeiramente para fora.
Garnacho desperdiça uma grande oportunidade para empatar a partida 🥶#sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #UefaEuropaLeague #ManchesterUnited #AthleticBilbao pic.twitter.com/pxVYuUEuLV
— sport tv (@sporttvportugal) May 8, 2025
Na segunda parte demorou até vermos novamente uma clara situação de perigo e, por isso, ambos os treinadores mexeram no jogo ao mesmo tempo, minuto 60, com triplas substituições, sendo que Valverde até apostou em dois pontas de lança. Segundos depois, os forasteiros ameçaram o golo, mas os visitados responderam e Mount, acabado de entrar, acabou por ser o héroi do encontro. O inglês recebeu a bola dos pés de Yoro na grande área e, com muita classe, atirou para o fundo das redes, provocando a euforia nas bancadas e deixando Amorim mais tranquilo.
Grande trabalho de Mason Mount a fazer o empate para o Manchester United 🙌#sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #UefaEuropaLeague #ManchesterUnited #AthleticBilbao #ESCUEL pic.twitter.com/MK6r2LJomI
— sport tv (@sporttvportugal) May 8, 2025
Pouco depois, numa bola parada batida por Bruno Fernandes, Casemiro, que já tinha marcado na primeira mão, apareceu no primeiro poste e fez o golo da reviravolta com... o ombro. Este passe para golo fez do internacional português o melhor assistente na história da competição, de forma isolada, ultrapassando Mertens, de vez.
Casemiro pôs o Manchester United em vantagem 💪#sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #UefaEuropaLeague #ManchesterUnited #AthleticBilbao #ESCUEL pic.twitter.com/QObuITvjh1
— sport tv (@sporttvportugal) May 8, 2025
Não demorou muito até o Man. United chegar ao terceiro e, perante a passividade da defesa dos bascos, que já tinham percebido que era impossível chegar à final, Diallo assistiu Hojlund, que só teve de encostar para celebrar o nono golo da temporada.
Holjund fez o terceiro 🔥#sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #UefaEuropaLeague #ManchesterUnited #AthleticBilbao #ESCUEL pic.twitter.com/RHZ9wjFOHR
— sport tv (@sporttvportugal) May 8, 2025
Já durante o tempo de compensação, após um erro de Agirrezabala, que saiu mal da baliza, mas que não afastou o perigo, Mount recebeu a bola no meio-campo dos pés do guarda-redes e atirou de longe para a baliza escancarada, levando este triunfo e reviravolta para contornos de goleada.
Assim, Ruben Amorim vai mesmo estrear-se em finais europeias, enquanto treinador, e o adversário será o Tottenham, que também voltou a ganhar ao Bodo/Glimt, tornando esta final 100% inglesa. Quem vencer garantirá o tão desejado lugar na UEFA Champions League de 2025/26.