Equipa titular de Portugal na derrota na Irlanda (IMAGO)
Equipa titular de Portugal na derrota na Irlanda (IMAGO)

Só uma vitória de Portugal impede a repetição de um desastre com 12 anos

Equipa das Quinas soma dois jogos consecutivos sem vencer na fase de apuramento para o Mundial 2026

O empate com a Hungria (2-2) e a derrota com a Irlanda (0-2) não só adiaram o apuramento de Portugal para o Mundial, como também podem resultar numa sequência rara de insucessos em fases de qualificação.

Se Portugal não vencer a Arménia no próximo domingo, no Estádio do Dragão, será a primeira vez em 12 anos que a Seleção somará três encontros consecutivos sem conhecer o sabor da vitória numa fase de qualificação para um grande torneio (incluindo Europeu e Mundial).

Era de Paulo Bento

Essa última sequência de jogos infeliz ocorreu no final de 2012 e no início de 2013, com o Mundial de 2014 no Brasil em vista, e começou na Rússia, a 12 de outubro de 2012. A Seleção era treinada por Paulo Bento e foi perder a Moscovo por 0-1 (golo de Aleksandr Kerzhakov). Sem surpresas, Cristiano Ronaldo é o único jogador que jogou essa partida e que continua integrado na Seleção (mas não jogará com a Arménia devido ao cartão vermelho direto que viu esta quinta-feira, em Dublin).

Na jornada seguinte desse grupo F de qualificação, quatro dias depois da derrota com a Rússia, Portugal cedeu um empate com a Irlanda do Norte no Estádio do Dragão (palco do jogo com a Arménia). Os lusos até entraram a perder nesse encontro e só um golo de Hélder Postiga (79’) impediu um escândalo na Cidade Invicta.

Por fim, na jornada seguinte (a 22 de março de 2013), Portugal teve, de novo, muitos problemas em empatar um jogo onde, à partida, era favorito à vitória. Na deslocação a Israel, Bruno Alves (2’) até abriu o marcador, mas Portugal viu-se a perder por 1-3 aos 70 minutos de jogo.

Hélder Postiga (72’) e Fábio Coentrão (90+3’) resgataram um ponto para a Seleção, mas não impediram que se formasse esta sequência de três jogos consecutivos sem vencer numa fase de apuramento. E que, com a Arménia, pode repetir-se pela primeira vez desde então.

'Play-off' memorável com a Suécia

Certo é que, em 2013, graças, em parte, a esta má forma, Portugal acabou no 2.º lugar do grupo de apuramento, um ponto atrás da Rússia. Como tal, teve de ir a um play-off, que originou uma das exibições mais cintilantes de Cristiano Ronaldo com a camisola da Seleção.

Ronaldo celebra golo marcado à Suécia em 2013 (IMAGO)

O adversário foi a Suécia de Zlatan Ibrahimovic. Na 1.ª mão, no Estádio da Luz, CR7 marcou o único golo do encontro, mas na 2.ª fez um hat trick memorável que anulou o bis de Ibra e carimbou o bilhete de Portugal para o Brasil (3-2).

Em suma, da última vez que ficou três jogos seguidos sem ganhar num apuramento, Portugal ficou no 2.º lugar do grupo e teve de ir a um play-off. É precisamente a situação que, no próximo domingo, pode repetir-se, caso a formação de Roberto Martínez não bata a Arménia.