A FPF rubricou esta segunda-feira uma parceria com a TAP, que transportará a Seleção Nacional no Mundial 2026. Foto: D.R.

Seleção quer voar para o título mundial… e já tem quem a transporte

FPF anunciou parceria com a TAP, que transportará a Seleção Nacional para o Mundial 2026, e Pedro Proença manifestou «honra» e «orgulho imenso»

A pouco menos de cinco meses do arranque da participação de Portugal no Mundial 2026, a equipa nacional já sabe quem a transportará rumo aos EUA, onde irá realizar - pelo menos – os encontros relativos à fase de grupos do torneio: em cerimónia levada a cabo na Cidade do Futebol, a FPF rubricou uma parceria com a TAP, abençoada pelo Governo português.

Perante um preenchido Auditório n.º1, no qual se encontravam o selecionador nacional, Roberto Martínez, e os antigos internacionais portugueses Pepe e Nuno Gomes, o anfitrião e presidente da FPF, Pedro Proença, manifestou a sua «honra» por chegar a acordo com a companhia aérea portuguesa para o transporte da Seleção Nacional no decurso do Mundial 2026 (e por diante).

«É um orgulho imenso poder dizer que a TAP é a companhia aérea da equipa das Quinas. O próximo ciclo internacional de quatro anos será fundamental para o crescimento de Portugal e para a internacionalização do nosso país – o Mundial 2030 será um dos maiores eventos alguma vez organizados na nossa história e Portugal fará parte dela», discursou o dirigente.

Além de Proença, o evento contou com intervenções do CEO da TAP, Luís Rodrigues, da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, e também o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

«Este setor trouxe a mentalidade Cristiano, a mentalidade FPF e a mentalidade futebol português»

No seu discurso, Miguel Pinto Luz congratulou-se por abençoar a aproximação entre FPF e TAP, duas organizações de dimensão nacional.

«É precisamente por acreditarmos que a TAP é uma marca ativa e incontornável na portugalidade em todas as suas dimensões que entendemos que é essencial darmos esse passo. Por isso, sr. Presidente da FPF, muito obrigado pelo simpático convite para estar aqui e quero tranquilizá-lo no sentido de que tem aqui uma companhia para as próximas décadas, não é só para este Mundial ou para 2030 - é para continuar a encher-nos aquela sala ali à entrada com mais taças, muitas taças», anteviu, sorridente.

O ministro das Infraestruturas e Habitação enalteceu ainda a competência, organização e «mentalidade» da organização que rege o futebol em Portugal. «Se há coisa que o futebol e o setor, que de alguma forma, V.ª Exª coordena, trouxe e ensinou a Portugal, como o sr. Primeiro-ministro dizia há uns tempos, há uns dias, a mentalidade Cristiano, eu diria mais, a mentalidade Federação Portuguesa de Futebol e mentalidade de futebol português», reconheceu o governante.

«Essa mentalidade de espírito de abnegação, profissionalismo, rigor, competência e talento e essa competência está em toda a linha do nosso futebol e é disso exemplo também esta Cidade do Futebol. É um exemplo que deve contaminar positivamente todo o país e, por isso, é com orgulho que a TAP e nós, Governo, estamos associados a tudo o que têm feito pelo futebol nacional», referiu, por fim, Miguel Pinto Luz.