José Luís Mendes e o guarda-redes Diogo Carrera projetaram a partida decisiva diante da Espanha - Foto: FPF

Seleção confiante para a final do Europeu: «Temos boas chances de vencer»

Equipa sub-19 das Quinas mede forças com a Espanha este domingo na Moldávia

A Seleção Nacional de futsal sub-19 realizou, este sábado, o último treino de preparação para a grande final do Europeu da categoria, entre Portugal e Espanha, disputada este domingo (18h30), na Chisinau Arena, na Moldávia.

Duelo ibérico na final do Europeu de futsal sub-19 - Foto: FPF

Após o final da sessão, o selecionador José Luís Mendes e Diogo Carrera projetaram o embate ibérico na quadra, juntamente com o treinador e o capitão de La Roja.

O técnico luso realçou que as expectativas para a final são «boas», sublinhando que espera uma grande partida de futsal: «São boas expectativas. Mais uma final e espero que seja, acima de tudo, um bom jogo de futsal. Que os miúdos desfrutem desta Final, pois é uma oportunidade única. Desejo que seja um excelente jogo e que Portugal marque, pelo menos, mais um golo que a Espanha no final dos 40 minutos.»

José Luís Mendes durante a preparação da final - Foto: FPF

Quanto aos pormenores que podem fazer a diferença no encontro com os espanhóis, José Luís Mendes frisou que a consistência é fundamental: «Existe muita qualidade dos dois lados, isso é evidente e inequívoco. O que pode fazer a diferença é a consistência. A equipa que for mais consistente e equilibrada durante os 40 minutos vai sair vitoriosa. Portugal vai tentar ser isso, uma equipa consistente, uma equipa que, com posse de bola, consiga explorar algum ponto menos forte que a Espanha tenha, e que chegue a zonas de finalização e consiga marcar golos. Quando não tivermos a bola, vamos ter que ser, além de organizados, muito solidários, uma vez que teremos pela frente gente com muita qualidade. Mas eu acredito, sinceramente, que Portugal tem boas chances de sair daqui com a vitória.»

Seleção concluiu último treino antes da partida - Foto: FPF

Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPP), vai assistir ao desafio na Chisinau Arena, uma presença importante para Portugal, vinca o selecionador: «Sem dúvida que é uma presença importante. Quanto mais apoiantes tivermos, melhor. E estando a figura do presidente, que é responsável pela Federação Portuguesa de Futebol, vai ser importante para nós. Queremos muito fazer um excelente jogo para oferecer esta conquista ao presidente da FPF e a todos os portugueses.»

«Confiantes e preparados»

Já Diogo Carrera, guarda-redes e capitão da equipa lusa, admite que o «nervosismo» antes do jogo é «normal», garantindo foco na conquista do troféu: «É normal que haja algum nervosismo, por ser a primeira final dos meus colegas, mas sinto que eles estão, também, confiantes e preparados. Assim que o jogo começar, os nervos vão desaparecer. Tenho a certeza que vamos dar o máximo para sairmos daqui campeões.»

Diogo Carrera é o capitão da equipa das Quinas - Foto: FPF

A seleção espanhola é sempre uma equipa perigosa, lembra: «Espanha é sempre um adversário muito difícil, pois tem muita qualidade. Vai ser um jogo muito exigente. Nós estamos conscientes disso e também sabemos do nossa qualidade e das nossas competências. Vamos dar tudo para contrariar a Espanha e sair daqui com um sorriso na cara.»

«Cada jogo é um jogo, mas cada vez que entramos na quadra é para ganhar e dar tudo o que temos, principalmente num torneio como este. Sei que a nossa equipa vai dar tudo de si para revalidar o título conquistado por Portugal em 2023», rematou.