Aos 8’, Ibrahima Ba fez o 1-0 para o Famalicão com o Sporting mas o árbitro David Rafael Silva anulou depois de chamado pelo VAR e de ter visto as imagens. O especialista em arbitragem de A BOLA, Pedro Henriques, analisa.

A análise de Pedro Henriques à arbitragem do Sporting-Famalicão

Especialista de A BOLA considera que David Silva contou com a preciosa ajuda do vídeoárbitro Vasco Santos

8' O golo famalicense é bem anulado após intervenção do VAR, pois houve mesmo falta atacante de Pedro Santos sobre Maxi Araújo. Esta jogada é precedida de fora de jogo no corredor esquerdo conforme atacava a equipa do Famalicão, fora de jogo que não foi assinalado pelo árbitro assistente. Como a bola foi centrada para a área e os leões saíram com ela a jogar e só depois a voltaram a perder, ou seja, o fora de jogo já fez parte de outra fase de ataque e como tal o VAR por protocolo já não poderiam ir buscar o lance para efeitos de anular o golo.

25' Sem penálti. Na área famalicense, Sorriso tem o braço esquerdo a envolver o tronco de Diomande e este estava com a sua mão esquerda a agarrar e a puxar a camisola do central leonino. Quando ambos os jogadores usam os braços mutuamente os árbitros nada assinalam. 

36' Sem falta. Gil Dias com a perna de trás não toca na perna esquerda de Ricardo Mangas e é este que apôs cruzar a bola acerta com o seu pé direito no calcanhar também direito do jogador famalicense. Não há motivo para penálti, em lance revisto e confirmado pelo VAR.

45' Foram dados seis minutos de tempo extra, em virtude dos dois momentos de intervenção VAR, sendo que numa com chamada do árbitro ao monitor no golo que foi anulado aos famalicenses.

45+1' Sem mão. O VAR esteve a rever se a bola tinha batido na mão/braço de Van de Looi após o desvio de bola por parte de Francisco Trincão, mas as imagens são claras foi com a barriga o controle e toque no esférico não havendo, portanto, infração para penálti.

45+4' O árbitro mostra cartão amarelo a Pedro Gonçalves por uma pisão sobre Gustavo Sá. O jogador leonino passou com o seu pé direito por cima do pé também direito do seu adversário e com o calcanhar pisou a ponta do pé não acertando em cheio. Livre direto sim, mas sem cartão.

52' Cartão amarelo bem mostrado a Pedro Santos por agarrar de forma ostensiva e persistente a camisola de Morten Hjulmand: comportamento antidesportivo sancionado disciplinarmente.

Positivo
Boa ação do VAR no golo anulado, o árbitro nas restantes decisões nas áreas. O tempo extra dado no fim de ambas as partes.

55' Lance legal. Justin de Haas na sua área salta e interceta de cabeça a bola acabando por tocar de forma normal com o braço e corpo na zona do pescoço costas de Morten Hjulmand que ficou em baixo e não saltou, sem que tenha havido qualquer falta defensiva passível de penálti.

59' Faltou cartão amarelo para Gonçalo Inácio que esticou a perna esquerda e derrubou a perna direita de Pedro Santos. Falta tática que deveria ter sido punida com cartão amarelo, pois não tentou jogar a bola e só quis parar a jogada para que os leões recuperassem a posição no terreno pois estavam todos subidos e na área adversaria.

Negativo
Foi no capítulo disciplinar que nem tudo correu bem. Demasiadas faltas (36) e pouco tempo útil de jogo (53%)

67' Sem mão. Na área famalicense, Pedro Bondo cabeceia a bola e não a com o braço direito, no lance em que saltou com Morita. O VAR esteve a rever o lance de forma aparentemente demorada. Mesmo que fosse da cabeça para o braço era ressalto e não seria falta.

 90' Cartão amarelo mostrado a Maxi Araújo e a Pastor, por comportamento antidesportivo mútuo, palavras e um chega para lá no corpo a corpo entre ambos e tudo isto com o jogo a decorrer. O árbitro para evitar mal maiores e para que não escalasse a situação interrompeu o jogo e advertiu os dois jogadores.

90' O árbitro concedeu sete minutos de tempo extra para recuperação de tempo perdido, no final do segundo tempo, em função das incidências ocorridas: um golo, três amarelos, seis paragens para substituições na quais entram dez jogadores e ainda pela intervenção do VAR, bem demorada, no possível penálti por mão de Bondo.

90+2' Cartão amarelo para Vagiannidis por agarrar de forma antidesportiva para evitar e parar a saída em contra-ataque de Gonzalo Pastor.

Nota do árbitro: 6