Lamine Yamal, jogador do Barcelona
Lamine Yamal, jogador do Barcelona

«Se Yamal não se comportar corretamente, não vai durar muito»

Antigo selecionador espanhol, Javier Clemente, reconhece o talento do jovem do Barcelona, mas critica a vida extra-campo que tem levado

Antigo selecionador espanhol, Javier Clemente juntou-se às vozes críticas sobre a vida extra-campo de Lamine Yamal nos últimos meses.

O craque do Barcelona tem estado sob uma imensa agenda mediática recentemente, quer pelas palavras sobre o Real Madrid que causaram polémica, quer pelo relacionamento já terminado com Nicki Nicole.

Clemente, que também treinou clubes como o Marselha, o Athletic Bilbao ou a Real Sociedad, elogiou o talento do jovem de 18 anos, mas deixou-lhe um aviso.

«Como jogador, é muito bom, mas o seu problema é que, se na vida pessoal não tiver um comportamento correto de desportista, não vai durar muito. Isso é claro. Não lho vão permitir», começou por dizer, no programa Què T'hi Jugues.

«Os adversários já sabem como ele joga, sabem como o observar e sabem que é um dos jogadores que não se pode deixar jogar, porque tem tanta qualidade que pode fazer muitas coisas. Vai ter marcações e vigilâncias muito especiais», acrescentou.

Sobre a polémica entre o Barcelona e a Real Federação Espanhola de Futebol a propósito da lesão de Yamal, Javier Clemente defendeu que a situação devia ter sido tratada internamente.

«São lutas de galos. Nunca vivi isso nem viverei, porque tenho outro conceito sobre como fazer as coisas. O que é certo é que isto tem de ser gerido de forma diferente. Nem o Barça tem de enfrentar a Federação, nem a Federação o Barça. Nem o selecionador. Isso tem de ser tratado internamente», afirmou. «São assuntos privados que não deviam vir a público», atirou.