O dia 23 de outubro de 2025 jamais sairá da memória de João Aragão: debutou no mais alto patamar do emblema bracarense - Foto - SC Braga
O dia 23 de outubro de 2025 jamais sairá da memória de João Aragão: debutou no mais alto patamar do emblema bracarense - Foto - SC Braga

SC Braga: a mais recente pérola aos olhos de quem o ajudou a crescer

João Aragão, jovem extremo, de apenas 17 anos, estreou-se de forma absoluta na elite arsenalista diante do Estrela Vermelha. Breves segundos bastaram para... o primeiro dia do resto da vida do internacional sub-18 luso. Nuno Sá Dias, que foi seu treinador nos sub-13 do Feirense, recorda o «menino» e não lhe poupa elogios: «No futuro iremos ouvir falar ainda mais dele»

Quando, ao minuto 90+3 do jogo com o Estrela Vermelha (2-0), relativo à 3.ª jornada da fase de liga da UEFA Europa League, Carlos Vicens decidiu fazer a última substituição, houve um nome que saltou para a ribalta bracarense: João Aragão.

Naquele momento, estreava-se um menino de apenas... 17 aninhos. Aragão passou a ser a mais recente pérola da formação do SC Braga a debutar na elite dos guerreiros, sendo que o registo acarretou ainda um outro dado simbólico: o jovem extremo substituiu Ricardo Horta, capitão e autêntica lenda viva da história dos minhotos.

Natural de Coimbra, João Aragão representou, junto ao Mondego, a Associação Académica de Coimbra/Secção de Futebol e, depois, a Associação Académica de Coimbra/Organismo de Futebol, passando ainda pelo Núcleo Sportinguista de Ançã antes de rumar ao Feirense, na época 2020/2021.

A BOLA foi ao encontro do seu primeiro treinador nos fogaceiros e esteve à conversa com Nuno Sá Dias, que conta a história da chegada da pérola à Feira.

Nuno Sá Dias trabalhou com João Aragão no Feirense - Foto: D. R.

«Os pais dele vieram viver para Santa Maria da Feira e o coordenador da formação do Núcleo Sportinguista de Ançã ligou ao coordenador da formação do Feirense para ver se ele podia vir treinar. O professor José Carlos, na altura, ligou-me para eu receber o menino. Assim que o João entrou no relvado viu-se logo que já tinha alguma bagagem de futebol. No primeiro treino demonstrou que era diferenciado e eu passei essa informação ao nosso coordenador, dizendo-lhe que o João poderia acrescentar bastante ao nosso grupo», começou por dizer, antes de confessar que acabou por ter Aragão apenas... uns dias: «Ele esteve connosco só dois ou três treinos e passou logo para o escalão acima, no caso, iniciados, para o futebol de 11. Tinha 12 anos e começou a jogar nos sub-14.»

Depois disso, e com a qualidade que patenteava, o conimbricense subiu novamente de escalão e passou a disputar o Nacional de Iniciados. «Aí demonstrou todas as suas potencialidades e acabou por ser convocado para a Seleção Nacional de sub-15. Fez uma excelente temporada no Feirense, os clubes ditos grandes começaram a ficar atentos e o João acabou por ir, no ano seguinte, para o SC Braga [época 2022/2023]», recorda Nuno Sá Dias.

Mas quais eram, afinal, as grandes virtudes de João Aragão? «Sempre teve uma relação muito boa com a bola. É um extremo puro, pode jogar em ambos os flancos. Depois de dominar a bola só tem um objetivo, que é enfrentar o adversário que tiver pela frente. É muito forte no um para um. Mesmo sendo mais novo, nunca se intimidou. É extremamente rápido, ágil e sempre teve golo», analisa o técnico.

Ainda que com apenas 17 anos, João Aragão está lançado para uma grande carreira. Nuno Sá Dias acredita que o internacional sub-18 por Portugal pode chegar ao topo.

Jovem extremo destacou-se nos fogaceiros e mudou-se para os bracarenses - Foto: D. R.

«Desde cedo demonstrou que queria ser futebol profissional e isso notava-se nos treinos. Já era o foco dele na altura», recorda, antes de revelar que o jovem «sempre foi, também, um excelente aluno». «Vai agarrar a oportunidade e no futuro iremos ouvir falar ainda mais dele», conclui Nuno Sá Dias.

A mais recente pérola dos guerreiros do Minho teve palco europeu, agora tem o mundo aos seus pés...

Mario Dorgeles abriu o livro do golo

Não foi preciso muito tempo para que os adeptos do SC Braga ficassem convencidos do valor de Mario Dorgeles. Talvez alguns pudessem ter ficado com a pulga atrás da orelha quando os arsenalistas anunciaram que tinham pago €11 M pela contratação do antigo jogador dos dinamarqueses do Nordsjaelland — que na Pedreira assinou por cinco épocas, ou seja, até 2030 —, mas rapidamente o internacional pela Costa do Marfim tratou de provar que o investimento não foi assim tão elevado e que além do retorno desportivo ainda poderá vir a ter também rentabilidade financeira.

Ontem, na receção ao Estrela Vermelha, o camisola 20 até iniciou o jogo sentado no banco de suplentes — está a regressar de lesão —, mas o tempo que jogou (cerca de 25 minutos) foi mais do que suficiente para ficar ligado à história do triunfo bracarense e escrever, ele próprio, uma página de glória na Pedreira: selou o 2-0 final, naquele que foi o seu primeiro golo com a camisola do SC Braga. E o africano tem apenas 21 aninhos...