Santa Clara: Vasco Matos quer que os seus jogadores sintam desconforto
O Santa Clara visita o Gil Vicente nesta segunda-feira e Vasco Matos quer reação à goleada (0-5) sofrida em Braga, para a Taça da Liga, em que no final afirmou que iria «tomar atitudes». E acredita que esse resultado não terá influência no embate com os gilistas. «Tem impacto no nosso dia a dia, mas não no próximo jogo. Aquele jogo não é a nossa cara», sublinha.
«Abordámos as questões que temos de abordar internamente e de forma natural. O nosso dia a dia tem de ser assim, obviamente há coisas que temos de melhorar e prolongar mais, sabemos que a diferença entre o sucesso e o insucesso está no comportamento, nos nossos níveis de agressividade. Isso está bem patente se olharmos para trás. E temos de saber qual é o caminho. Abordámos as coisas tranquilamente, olhos nos olhos falamos nas coisas e seguimos em frente», afirmou o treinador sobre a mudança de comportamento que iria exigir aos jogadores.
O técnico não quer ver conformismo nem estagnação, pelo que exige desafios ao grupo que lidera: «Foram dois anos de muitas vitórias, de conquistas, batemos muitos recordes. Há jogadores que têm quatro anos de casa. Sabemos que isso por vezes gera algum conforto e nós queremos desconforto. Temos de fazer coisas diferentes e tentar estimular. Mas sabemos que são três ou quatro anos para alguns jogadores e sabemos que isso pode trazer coisas positivas e menos positivas. Estamos alerta e tomaremos sempre as medidas que acharmos melhores para o clube. Mas acreditamos muito na continuidade e no processo. Depois, é preciso acrescentar coisas, mudar outras. É sempre uma aprendizagem e diariamente não deixamos de ter desafios, porque queremos sempre gerar desconforto e não deixar cair os jogadores no conforto.»
Vasco Matos vê muita qualidade no Gil Vicente, o próximo adversário dos açorianos: «É uma equipa que está a fazer um excelente campeonato, sem dúvida nenhuma. Mas cabe-nos olhar para o adversário e temos de fazer o nosso trabalho. É um adversário difícil, mas ao mesmo tempo é uma grande oportunidade para nós. É nisso que temos de nos focar.» «Temos de focar-nos no nosso trabalho, perceber que temos de melhorar os nossos comportamentos. É um grande desafio para nós, mas também uma grande oportunidade. Estamos prontos para vencer», acrescentou.