Vasco Matos em conferência de imprensa (EDUARDO COSTA/LUSA)
Vasco Matos em conferência de imprensa (EDUARDO COSTA/LUSA)

Santa Clara: Vasco Matos quer consolidar o crescimento com vitórias

Treinador dos açorianos antevê um encontro difícil com o Alverca e tem visto a sua equipa a crescer

Depois do empate (1-1) na Luz com o Benfica, o Santa Clara recebe neste sábado o Alverca, à procura da primeira vitória na Liga 2025/26 no Estádio São Miguel. Os açorianos atravessam uma fase positiva e não perdem há quatro jogos.

«Queremos voltar a ganhar no nosso estádio, junto aos nossos adeptos. A equipa está a fazer o seu trabalho dentro daquilo que perspetivávamos, está a crescer no campeonato, a pontuar e acho que está no caminho que tem de estar», começou por afirmar o treinador dos açorianos na conferência de imprensa de antevisão do encontro com os ribatejanos.

«É sempre importante ganhar. As vitórias trazem alento. A equipa tem trabalhado bem, está a crescer e a melhorar dentro daquilo que era a nossa perspetiva. Temos que consolidar isso com resultados e com vitórias. Estamos preparados, antevemos um jogo difícil, frente a uma equipa individualmente com qualidade, com organização e com valor, mas nós temos que ser o Santa Clara, temos de entrar com uma dinâmica muito forte e é isso que vamos fazer o amanhã», disse.

«O Alverca tem jogadores com muita qualidade. É uma equipa que tem uma capacidade de investimento grande, como temos vindo a ver, obviamente que contratar 30 e tal jogadores não é fácil, estão num processo também de consolidar um bocadinho aquilo que são as suas ideias. Mas é uma equipa superperigosa, com jogadores muito talentosos e cada vez mais a consolidar a sua ideia coletiva, por isso vamos encontrar de certeza um adversário difícil. Mas continuo a dizer que temos de olhar muito para nós e controlar aquilo que é o nosso processo, defensivo e ofensivo, todos os momentos, bolas paradas, temos de estar muito ligados e concentrados, para no final ficarmos com os três pontos», declarou ainda acerca dos ribatejanos.

Sobre se o empate com o Benfica poderá deixar em alerta o Alverca, que poderá encarar o desafio de forma diferente, Vasco Matos afirmou: «Isso não sei. O que eu sei é o que eu controlo que é a nossa equipa e é esta equipa que nós queremos. Obviamente que não foi um início fácil, sabíamos disso, que íamos ter algumas dificuldades, mas também sabemos o valor que está aqui dentro. Queremos ser uma equipa muito forte, agora aquilo que os adversários pensam da nossa equipa, isso eu já não controlo. O que nós queremos e para o que temos de olhar é para a nossa equipa e melhorá-la, sermos cada vez mais fortes, sermos cada vez mais o Santa Clara, porque não o deixamos de ser e isso para mim é claro. Se para alguém deixou de ser, para mim e para nós internamente, nunca deixámos de ser. O que interessa é olhar para a frente, consolidar o nosso trabalho, acreditar cada vez mais naquilo que são as nossas ideias e elas estão de facto à vista, por isso é o terceiro ano que cá estamos, vamos continuar a fazer o nosso trabalho e seremos muito felizes no final, disso eu não tenho dúvidas nenhumas.»

Paulo Victor foi expulso com o Benfica e vai cumprir o primeiro de dois jogos de castigo. Uma contrariedade que não altera a forma da equipa atuar. «Não, a receita vai ser sempre a mesma, o grupo está bem consolidado com aquilo que são as nossas ideias. Hoje, mesmo aqueles que chegaram, estão muito mais preparados para dar respostas em função daquilo que é o nosso jogo, as nossas ideias, por isso apresentaremos amanhã o onze mais forte para defrontar o Alverca», vincou.

O treinador revelou ainda os motivos da ausência do defesa Pedro Pacheco, nos últimos jogos, depois de ter voltado à competição no início da época, após um ano ausente por lesão: «Está num processo de readaptar-se às cargas, à exigência do jogo, temos de ter algum cuidado com ele. Felizmente está no bom caminho e acreditamos que brevemente poderá estar a 100%, para nos poder ajudar também.»