Rui Costa ataca demagogias dos rivais e 'atira' a Noronha Lopes
Rui Costa foi o principal alvo no debate na BTV entre os seis candidatos à presidência do Benfica — afinal, os outros cinco querem tirar-lhe o lugar.
O atual presidente defendeu-se e também passou ao ataque em vários momentos, criticando, por exemplo, a demagogia de se falar em aposta na formação, como se se impusesse a um treinador quem joga.
«Este trajeto, esta gestão, não pensa no imediato, mas no futuro. E por isso é que estruturou um plantel em que só seis jogadores têm acima de 25 anos. Pensamos a longo prazo. Em relação à formação, é nossa função abrir espaço para que a aposta aconteça, mas espero que nenhum de vocês, se chegar a presidente, queira ser treinador. Desde que entrei, digo a todos os treinadores que no plantel entram 20 jogadores e todos os outros serão da formação. E acredito que muitos dos atuais jovens vão aparecer», afirmou o atual presidente.
João Noronha Lopes foi o principal alvo das críticas de Rui Costa, que a propósito das saídas de diretores financeiros da sua equipa lembrou que o antigo vice-presidente durou apenas 58 dias com Manuel Vilarinho, no início do século. «Quero dizer a Noronha Lopes que nunca festejei vitórias morais. Ele promete muita gente para a estrutura, mas nenhuma dessas pessoas que ele aponta desempenhou antes as funções em que ele as quer colocar no Benfica. Ao contrário de Mário Branco, por exemplo», disse também.
As relações com a federação também vieram à baila e o presidente e recandidato teve novo recado para Noronha Lopes: «Um dos principais apoiantes de Pedro Proença na eleição para a FPF sabe quem foi? O seu vice-presidente, Nuno Gomes.»