Rovanpera vence Rali da Europa Central, título para a Toyota

Marca japonesa garantiu o título de construtores do campeonato do mundo de ralis

Kalle Rovanpera (Toyota) venceu o Rali da Europa Central, a 12.ª prova da temporada do Campeonato Mundial de Ralis, e regressou à luta pelo título mundial.

Na última secção da prova, Elfyn Evans (Toyota) ultrapassou Ott Tanak (Hyundai) para o segundo lugar no rali e assumiu a liderança na classificação dos pilotos.

A dupla vitória da Toyota nesta prova garantiu o nono título mundial de construtores para a marca japonesa, ficando apenas atrás da Lancia, que detém 10 títulos mundiais.

No último dia do rali, Sébastien Ogier (Toyota) venceu as três etapas disputadas, enquanto a primeira secção da manhã foi anulada devido ao acidente de Thierry Neuville (Hyundai), que colidiu na entrada de uma ponte e bloqueou a estrada.

O ataque máximo de Ogier rendeu-lhe 10 pontos – 5 pelo primeiro lugar no Super Domingo e 5 pela vitória na Power Stage, neutralizando assim, em parte, as perdas da sua desistência de ontem.

Após esta prova, Evans lidera com 13 pontos de vantagem sobre Rovanperä e Ogier, enquanto Tänak é quarto, a 49 pontos, e também tem uma chance, embora mínima, de conquistar o título.