Espetáculo pré-final de Roland Garros (foto: IMAGO)
Espetáculo pré-final de Roland Garros (foto: IMAGO)

Roland Garros contra o uso de mais tecnologia na competição

Federação Francesa de Ténis decidiu continuar a utilizar juízes de linha humanos em 2026

Roland Garros é avesso a avanços tecnológicos e mantém-se fiel aos seus princípios. O grande torneio de ténis opta por continuar a utilizar juízes de linha em todos os jogos em 2026. Esta foi a conclusão de uma reunião da Federação Francesa de Ténis.

Alcaraz quer renovar o título conquistado no ano passado (Imago)

O torneio de terra batida em Paris é o único dos quatro Grand Slams que ainda opera à moda antiga. Em torneios como o Open da Austrália, Wimbledon e US Open, os juízes foram substituídos por um sistema eletrónico. Uma escolha controversa, uma vez que a tecnologia falha com mais frequência do que o desejável ou até mesmo produz decisões erradas. Tanto nos Grand Slams como nos torneios de menor dimensão onde são utilizados os auxílios tecnológicos, são frequentes as queixas dos tenistas. Os jogos também são por vezes interrompidos porque a tecnologia não funciona ou precisa de ser reiniciada.

O Roland Garros, talvez por isso, pretende manter os juízes de linha humanos em todos os campos na edição de 2026 para determinar se uma bola está dentro ou fora. «Para o próximo torneio de Roland Garros, a FFT (Federação Francesa de Ténis) continuará a enfatizar a excelência da arbitragem francesa, reconhecida em todo o mundo, e que satisfaz plenamente a organização do torneio», refere a federação em comunicado oficial.

Sinner e Djokovic após o encontro das meias-finais de Roland Garros 2025

A seleção para ser juiz de linha em Roland Garros é rigorosa. «Durante a edição de 2025 do torneio, estiveram presentes 404 oficiais de arbitragem. Estes árbitros e juízes de linha são rigorosamente selecionados entre cerca de 30.000 oficiais em França, que dirigem jogos durante todo o ano. Esta decisão contribui para o caráter único do torneio de Roland Garros, o último torneio do Grand Slam a utilizar juízes de linha.»

Carlos Alcaraz conquistou o seu quinto Grand Slam em Roland Garros 2025. IMAGO

O Roland Garros 2026 decorrerá de 18 de maio a 7 de junho na característica terra batida de Paris. A última edição foi vencida por Coco Gauff (femininos) e Carlos Alcaraz (masculinos). A final do espanhol contra Jannik Sinner, em particular, ainda capta a imaginação e é talvez o melhor jogo de 2025. Sinner esteve a vencer por 2-0 em sets, mas Alcaraz lutou e conseguiu a vitória em 5 sets, através de um tie-break e um super tie-break.